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Praça jerimum: cultura infantil no espaço público
 
     Praça jerimum: cultura infantil no espaço público
     
     


Autor(es):
Lansky, Samy


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 10 n. 3 (2007): dezembro

Palavras-chave:


Resumo: Esta pesquisa analisa as apropriações de espaços públicos urbanos pelo sujeitocontemporâneo, com foco na infância das camadas populares brasileiras. O lócus doestudo é a Praça Jerimum, localizada na periferia de Belo Horizonte, construída a partirde metodologia participativa em que o pesquisador atuou como arquiteto. Foramanalisadas, através de pesquisa etnográfica, as formas como o espaço pode alterar osprocessos de transmissão de conhecimentos e os modos diferenciados como as crianças esuas famílias usam, se apropriam e atribuem sentido aos tempos livres, aos espaçospúblicos urbanos e seus equipamentos. A pesquisa bibliográfica buscou dados,principalmente nas áreas de urbanismo, ciências sociais e nos estudos da infância com ointuito de entender alguns dos significados impressos ao espaço público urbano pelossujeitos. A análise de documentos relativos às políticas públicas para o lazer em BeloHorizonte, aos processos de construção da Praça e dos dados obtidos atravésobservação participante no campo, privilegia as relações dos sujeitos com o espaço naconstrução de práticas lúdicas. Tais atividades, entre jogos, brincadeiras e desenhosinfantis apresentados, ocupam a maior parte do tempo-espaço disponível dos usuários,ou seja, a unidade espacial no caso estudado define sociabilidades próprias, configurandogrupos infantis da Praça Jerimum, distintos daquelas originadas na escola, na família ouem outros espaços.