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Subsídios para uma política de educação para o lazer nas aulas de educação física do município de São José/SC
 
     Subsídios para uma política de educação para o lazer nas aulas de educação física do município de São José/SC
     
     


Autor(es):
Pinheiro, Rodrigo Reszka


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 10 n. 2 (2007): agosto

Palavras-chave:
Educação para o lazer; Educação Física; Escola.


Resumo: RESUMO: O estudo tem como objetivo apresentar subsídios para a elaboração de uma política de educação para o lazer para as aulas de Educação Física (EF) no município de São José. Foi realizado um estudo qualitativo por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental nas obras de referência em educação para o lazer e os documentos da Secretaria de Educação do município. Os dados apurados foram analisados de forma inferencial, através de uma triangulação de teorias. Não foi encontrada nenhuma menção direta ao lazer na proposta curricular do município, contudo a triangulação revelou a possibilidade de implantação de um programa de educação para o lazer nas aulas de EF, uma vez que os referenciais teóricos adotados pelo município são o modelo bioecológico e o paradigma da inteligência motora. Conclui-se que embora o lazer não seja contemplado na proposta curricular de São José, existe potencial de implantação da educação para o lazer.SUBSIDIES FOR AN EDUCATIONAL POLITICS FOCUSED ON LEISURE TO BE APPLIED IN PHISICAL EDUCATION CLASSES OF SÃO JOSÉ’S ABSTRACT: This paper presents the needed subsidies to elaborate educational politics focused on leisure to be applied in Physical Education (PE) classes of São José’s elementary schools. It was carried out a qualitative study through a bibliographical and documentary research on the references concerning this topic and also on this city Secreteriat of Education documents. The refined data were analyzed through a triangulation of theories. No direct mention on leisure in the curricular proposal of the city has been found, however this procedure disclosed the possibility of implanting an education for the leisure program in the PE classes, as far as this city theoretical references are the Bronfenbrenner’s bioecological model and Krebs’ motor intelligence paradigm. The paper concludes that, even if there were not much attention given to education for the leisure until now, it is a valid proposal in PE classes of São José.