Publicações de Turismo
Nova busca:        


Lazer e mídia no cotidiano das culturas juvenis
 
     Lazer e mídia no cotidiano das culturas juvenis
     
     


Autor(es):
Hack, Cássia
Pires, Giovani De Lorenzi


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 10 n. 1 (2007): abril

Palavras-chave:
Lazer; Mídia; Juventude; Cotidiano; Educação Física; Escola.


Resumo: RESUMO: o texto relata pesquisa sobre representações sociais a respeito de lazer e mídia no âmbito das culturas juvenis, tendo a sociologia da vida cotidiana como principal orientação teórico-metodológica. A abordagem do campo deu-se por meio de questionário, entrevistas coletivas, grupos focais e observação participante, com estudantes do ensino médio em uma escola pública de Cáceres/MT. Os registros do campo foram interpretados por análise de conteúdo e revelam: i) entrecruzamento das teorias geracionais e classistas (aspectos como classe, gênero, raça/etnia, etc.) nas culturas juvenis, ii) lazer é entendido como complexo e ambíguo, referido como uma característica do ser-jovem; iii) mídia ocupa lugar relevante, como possibilidade de fruição do tempo livre dos jovens. Por fim, destacam-se possibilidades de intervenção da Educação Física, tanto no âmbito das políticas públicas para a juventude e o lazer, quanto no campo pedagógico escolar, evenciando a importância da educação para a mídia e da educação para o lazer.LEISURE AND MEDIA IN THE EVERYDAY CULTURAL LIFE OF THE YOUNG ABSTRACT: This text is related to a research about social representations on leisure and media in the extent of the youth cultures, with the sociology of the everyday life as main theoretical methodological orientation. The approach on the field was accomplished through questionnaire, collective interviews, focal groups and participant observation with high school students in one public school of Cáceres/MT. The registrations of the field were interpreted by content analysis and they reveal: i) intercrossing of the generational and classicist theories (aspects as class, gender, race/ethnic group, etc.) in the youth cultures, ii) leisure is understood as complex and ambiguous, referred as one of the characteristics of being young; iii) media occupies relevant place, as possibility of fruition of the free time of the youths. At last, Physical Education intervention possibilities stand out, for youth and leisure public policies and as school’s pedagogic task, assuring media and leisure’s education relevance.