Publicações de Turismo
Nova busca:        


Lazer e Jogos Digitais: Reflexões a Partir do World of Warcraft
 
     Lazer e Jogos Digitais: Reflexões a Partir do World of Warcraft
     Leisure and Games: Reflections Based on the World of Warcraft
     


Autor(es):
Reis, Leoncio José de Almeida
Cavichiolli, Fernando Renato


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 18 n. 1 (2015): março; 75-109

Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Jogos e Brinquedos


Resumo: Recorrendo a dados levantados com auxílio de pesquisa etnográfica, o objetivo deste ensaio é apresentar algumas reflexões sobre jogos digitais como práticas culturais de lazer. O campo de estudos utilizado para o desenvolvimento da pesquisa foi o universo virtual criado pelo jogo World of Warcraft - espaço virtual de lazer e sociabilidade onde se 'encontram' jogadores de diferentes localidades geográficas. Discute-se a experiência de jogar World of Warcraft a partir do ponto de vista de seus próprios jogadores, os quais atribuem diferentes sentidos e significados a suas práticas. Busca-se também mostrar como essa atividade de lazer está em constante e permanente articulação com as demais atividades do dia-a-dia, sejam elas de lazer, de trabalho, estudantis ou domésticas, exigindo sempre negociações, agendamentos, abnegações e escolhas frente às demandas, obrigações, necessidades, vontades e expectativas cotidianas.