Publicações de Turismo
Nova busca:        


As Transformações do Carnaval Ouro-Pretano na Década de 1980: O Papel das Iniciativas Mercadológicas na Configuração de um Novo Formato para a Festa
 
     As Transformações do Carnaval Ouro-Pretano na Década de 1980: O Papel das Iniciativas Mercadológicas na Configuração de um Novo Formato para a Festa
     The Transformations of Ouro Preto’s Carnival in the 1980s: The Importance of Marketing Initiatives in Configuring a New Format for the Party
     


Autor(es):
Soutto Mayor, Sarah Teixeira


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 18 n. 1 (2015): março; 188-224

Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Turismo


Resumo: O presente artigo objetiva apresentar e discutir as transformações observadas no carnaval da cidade de Ouro Preto (Minas Gerais), durante a década de 1980, atentando-se, especificamente, às inciativas mercadológicas gestadas neste momento. Para isso foram pesquisadas reportagens do jornal Estado de Minas, principal periódico circulante no estado no período em questão. Pode-se concluir que o ano de 1984 configura-se como um marco para as transformações da festa, pois nessa ocasião, houve uma explícita preocupação em tornar o carnaval um atrativo turístico, com um auxílio representativo de investimentos públicos e privados, situação não vislumbrada anteriormente. Essas iniciativas contribuíram para que o carnaval de Ouro Preto, pouco popular nas páginas do jornal no início dos anos 1980, fosse divulgado como um dos principais do estado no final da década.