Publicações de Turismo
Nova busca:        


Parques Temáticos e Contemporaneidade: Educação dos Sentidos
 
     Parques Temáticos e Contemporaneidade: Educação dos Sentidos
     Theme Parks and Contemporaneity: Education of the Senses
     


Autor(es):
Origuela, Milena Avelaneda
Silva, Cinthia Lopes da


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 18 n. 3 (2015): setembro; 331-354

Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Turismo


Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar as relações entre parques temáticos e contemporaneidade, tendo como base referenciais do lazer e da filosofia. Como exemplo principal analisaremos o parque The Wizarding World of Harry Potter, localizado dentro do parque Island of Adventure, pertencente ao complexo Universal Studios Resort, em Orlando, na Flórida, Estados Unidos. Os parques temáticos podem ser considerados como uma possibilidade de vivência do entretenimento, sendo que para o senso comum são frequentemente associados somente a diversão. Após revisão bibliográfica, relato de viagem e experiência vivida, podemos concluir que os parques temáticos são uma oportunidade de vivenciar o ambiente virtual, juntamente com as emoções que este proporciona. Constituem-se em uma forma de educação dos sentidos, proporcionando aos sujeitos o desenvolvimento pessoal, além do descanso e diversão.