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Hotelaria de Charme e os Desafios da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável no Turismo / Charm Hotels and the Challenges of Sustainable Development Agenda in Tourism
 
     Hotelaria de Charme e os Desafios da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável no Turismo / Charm Hotels and the Challenges of Sustainable Development Agenda in Tourism
     
     


Autor(es):
Urt, Maria Caroline Moron
Arruda, Dyego de Oliveira
Mariani, Milton Augusto Pasquotto


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 10, n. 1 (2018): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; Turismo Sustentável; Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável no Turismo; Turismo. Tourism. Hotelaria de Charme. Desenvolvimento Sustentável. Sustainable Development, Código de Ética e Conduta Ambiental [CECA]. Code of Ethics and Environmental Conduct [CEEC].


Resumo: RESUMOA hotelaria de charme representa um segmento do trade turístico que tem como propósito conciliar qualidade nos serviços oferecidos, o charme inerente ao hotel e ao seu entorno, além da preocupação com o desenvolvimento sustentável. No Brasil, a hotelaria de charme é capitaneada pela Associação de Hotéis Roteiros de Charme, que tem no seu Código de Ética e Conduta Ambiental [CECA] o principal instrumento para estimular os meios de hospedagem à empreenderem ações voltadas ao desenvolvimento sustentável. Assim, o presente artigo teve como objetivo analisar o modo como os estímulos provenientes da Associação de Hotéis Roteiros de Charme alinham-se com a agenda para o desenvolvimento sustentável no turismo. Além de consulta a documentos, relatórios e ao CECA, foram realizadas duas entrevistas em profundidade, com o presidente e o diretor de Sustentabilidade da Associação. De um modo geral, detectou-se a necessidade de ações voltadas ao desenvolvimento local e ao empoderamento de grupos em situação de vulnerabilidade social para que a hotelaria de charme seja, de fato, mais alinhada à agenda para o desenvolvimento sustentável no turismo. PALAVRAS-CHAVETurismo. Hotelaria de Charme. Desenvolvimento Sustentável. Código de Ética e Conduta Ambiental [CECA] Charm Hotels. ABSTRACTCharm hotels represent a tourism segment that aims to harmonize quality in the services offered to tourists, the charm inherent to the hotel and its surroundings, as well as the concern with sustainable development. In Brazil, the segment of charm hotels is captained by the Association of Hotels Roteiros de Charme, which has in its Code of Ethics and Environmental Conduct (CEEC, in English) the main instrument to stimulate the associated lodging facilities to undertake actions to promote sustainable development. In this sense, the present article aimed to analyze how the stimuli coming from the Association of Hotels Roteiros de Charme are aligned with the agenda for sustainable development in tourism. To this end, in addition to consulting documents, reports and the CEEC, two in-depth interviews were conducted with the president and the sustainability director of the Association of Hotels Roteiros de Charme. In general, we verified the need for actions to promote the local development and the empowerment of groups in a situation of social vulnerability, with the aimed that charm hotels will be aligned with the contemporary agenda for sustainable development in tourism. KEYWORDSTourism. Charm Hotels. Sustainable Development. Code of Ethics and Environmental Conduct [CEEC]. AUTORESMaria Caroline Moron Urt – Mestra em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande-MS, Brasil. Currículo:  http://lattes.cnpq.br/2972819931927667. E-mail: m.carol.urt@gmail.com Dyego de Oliveira Arruda – Doutor. Professor no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), Valença-RJ, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5222976964204691. E-mail: dyego.arruda@gmail.com Milton Augusto Pasquotto Mariani – Doutor. Professor e pesquisador na Escola de Administração e Negócios, no Programa de Pós-Graduação em Administração e no Mestrado Profissional em Estudos Fronteiriços, todos na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande-MS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0935409945176042. E-mail: miltmari@terra.com.br REFERÊNCIASAggett, M. (2007). What has influenced growth in the UK’s boutique hotel sector? International Journal of Contemporary Hospitality Management, 19(2): 169-177.Borges, C. H. L.; Ferraz, M. I. F. & Borges, A. V. B. (2015). Turismo sustentável e meios de hospedagem: uma avaliação da sustentabilidade hoteleira em Barra Grande, Maraú (BA). 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