Publicações de Turismo
Nova busca:        


Vamos Brincar na “Escolinha”? Inserindo Atividades de Jogos e Brincadeiras em Escolas de Ensino Infantil
 
     Vamos Brincar na “Escolinha”? Inserindo Atividades de Jogos e Brincadeiras em Escolas de Ensino Infantil
     Let's Play in Kindergarten? Inserting Games and Play Activities in Children's Schools
     


Autor(es):
Tolocka, Rute Estanislava
Stahl, Mateus Aparecido
Oliveira, Camila Bruzasco de
Blanco, Barbara Detoni Borba
Crepaldi, Marina Donato
Coelho, Vitor Antonio Cerignoni


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 19 n. 1 (2016): março; 233-258

Palavras-chave:
Criança; Jogos e Brinquedos; Atividades de Lazer


Resumo: Possibilidades de brincar são escassas na escola, por isto este estudo apresenta um programa realizado em cidade de São Paulo, com 54 professores e aproximadamente 300 crianças de escolas infantis municipais, que incluiu aulas teóricas e práticas, debates, um evento e exposição de painéis. Todas as atividades foram registradas. Verificou-se que as rotinas de tais instituições são rígidas e sem tempo para brincar, mesmo sendo reconhecida a importância do brincar para a criança. Foram oferecidas às crianças oportunidades para brincar com seus pares na classe. No evento, crianças de diferentes idades puderam brincar juntas. O estudo mostrou que há possibilidade de mudar a situação nas escolas infantis aumentando oportunidades para as crianças brincarem.