Publicações de Turismo
Nova busca:        


Iniciativas de Destinos Turísticos Inteligentes na Cidade de Natal-RN: uma Abordagem Qualitativa / Smart Tourism Destinations Initiatives in Natal-RN City: A Qualitative Approach
 
     Iniciativas de Destinos Turísticos Inteligentes na Cidade de Natal-RN: uma Abordagem Qualitativa / Smart Tourism Destinations Initiatives in Natal-RN City: A Qualitative Approach
     
     


Autor(es):
Freitas, Holliver Breno Barbosa de
Mendes Filho, Luiz


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 12, n. 4 (2020): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo; Turismo; Tourism; Destino Turístico Inteligente; Smart Tourism Destinations; SEGITTUR; Natal, RN, Brasil; Brazil


Resumo: RESUMOO objetivo desta pesquisa é o de analisar as iniciativas de Destino Turístico Inteligente [DTI] presentes na cidade de Natal, RN, Brasil. O estudo baseia-se no modelo da Sociedad Estatal Para La Gestión de La Innovación y Las Tecnologias Turísticas (Segittur), Espanha, em que há quatro dimensões a serem desenvolvidas em destinos para que se consolide como DTI: Inovação, Tecnologia, Acessibilidade Universal e Sustentabilidade. Na coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado, com dez perguntas abertas, aplicado a gestores e pesquisadores dos setores público e privado da cidade. Procedeu-se, ainda, a uma análise documental do Plano Diretor de Natal, constatando-se elementos de Acessibilidade e, em menor grau, noções de Sustentabilidade e de Inovação. As entrevistas mostraram que Natal possui iniciativas incipientes de Tecnologia, Inovação e Acessibilidade, porém, ainda carece maior número de projetos de Sustentabilidade, para se consolidar como DTI. Merece, assim atenção dos stakeholders no sentido de aperfeiçoar as iniciativas e agir em conjunto para que as dimensões essenciais sejam evoluídas na cidade.PALAVRAS-CHAVETurismo; Destino Turístico Inteligente;  Segittur; Natal, RN, Brasil. ABSTRACTThe objective of this research is to analyze the initiatives of Smart Tourism Destination [STD] present in Natal city, RN, Brazil. The study is based on the model of State Society for the Management of Innovation and Tourism Technologies (SEGITTUR), Spain, in which there are four dimensions to be developed to consolidate destinations as STD: Innovation, Technology, Universal Accessibility and Sustainability. Data collection used a semi-structured interview script with ten open questions applied to managers and researchers from the public and private sectors of the city. Documentary analysis of the Master Plan of Natal was also carried out, showing elements of Accessibility and to a lesser extent notion of Sustainability and Innovation. The interviews showed that Natal has incipient initiatives of Technology, Innovation and Accessibility, but it needs more projects of Sustainability to consolidate as STD. It deserves the attention of stakeholders in improving initiatives and acting together so that the essential dimensions are evolved in the city.KEYWORDSTourism; Smart Tourism Destinations; Segittur; Natal, RN, Brazil. AUTORIAHOLLIVER BRENO BARBOSA DE FREITAS - Bacharel. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6555347286555198 E-mail: holliverbb@hotmail.comLUIZ MENDES FILHO - Doutor. Professor no Programa de Pós Graduação em Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Currículo: https://orcid.org/0000-0002-9175-8903 E-mail: luiz.mendesfilho@gmail.com REFERENCIASBardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: 70.Boes, K., Buhalis D. & Inversini, A. (2016). Smart tourism destinations: Ecosystems for tourism destination competitiveness. International Journal of Tourism Cities, 2(2), 108-124. LinkBoes, K., Buhalis, D. & Inversini, A. (2015). Conceptualising smart tourism destination dimensions. In I. Tussyadiah and A. Inversini (eds.), Information and Communication Technologies in Tourism 2015, Springer, 391-403. LinkBuhalis, D. & Amaranggana, A. (2014). Smart Tourism Destinations. In Z. Xiang and I. Tussyadiah (eds.), Information and Communication Technologies in Tourism 2014, Springer, 553-564. LinkBuhalis, D. (2020). Technology in tourism - from information communication technologies to eTourism and smart tourism towards ambient intelligence tourism: a perspective article. Tourism Review, 75(1), 267-272. LinkBuhalis, D. & Law, R. (2008). Progress in information technology and tourism management: 20 years on and 10 years after the Internet - the state of eTourism research. Tourism Management, 29(4), 609-623. LinkCacho, A., Mendes-Filho, L., Estaregue, D., Moura, B., Cacho, N., Lopes, F. & Alves, C. (2016). Mobile tourist guide supporting a smart city initiative: a Brazilian case study. International Journal of Tourism Cities, 2(2), 164-183. LinkCaragliu, A., Bo, C. F. & Nijkamp, P. (2009). Smart Cities in Europe. Amsterdam: Serie Research Memoranda 0048.Castillo-Vergara, M., Alvarez-Marin, A., Oteiza, K. M., Alvarado, N. & Codoceo, M. J. (2016). Impacto del marketing interno en el desarrollo de innovación: La co-creación en el sector turístico de la Serena - Chile. Estudios y Perspectivas en Turismo, 25(2), 203-222. LinkCervo, A. L., Bervian, P. A. & Silva, R. (2007). Metodologia científica. São Paulo: Pearson Prentice Hall.De Souza, J., Mendes-Filho, L., & Buhalis, D. (2020). Evaluating the effectiveness of tourist advertising to improve the competitiveness of destinations. Tourism Economics, 26(6) 1001-1020. LinkFemenia-Serra, F., Perles-Ribes, J.F. & Ivars-Baidal, J.A. (2019). Smart destinations and tech-savvy millennial tourists: hype versus reality. Tourism Review, 74(1), 63-81. LinkGomes, E. L., Moscardi, E. H., Pinto, M. J. A. & Nakatani, M. S. M. (2018). Las relaciones entre la información turística y las tecnologías de la información y la comunicación: análisis de publicaciones científicas en revistas latinoamericanas. Estudios y Perspectivas en Turismo, 27(3), 569-587. LinkGrinover, L. (2006). A hospitalidade urbana: acessibilidade, legibilidade e identidade. Revista Hospitalidade, 3(2), 29-50. LinkGuardia, S. R. R. & Mendes Filho, L. A. M. (2016). Estratégias necessárias para estruturar e desenvolver com competitividade Natal-RN como destino turístico inteligente”. Cultur - Revista de Cultura e Turismo, 10(2), 80-85. LinkGuo, Y., Liu, H. & Chai, Y. (2014). The embedding convergence of smart cities and tourism internet of things in China: An advance perspective. Advances in Hospitality and Tourism Research, 2(1), 54-69. LinkInstituto Valenciano de Tecnologias Turísticas Invat.Tur (2015). Destino Turístico Inteligente: Manual Operativo para la configuración de destinos turísticos inteligentes. Alicante, Espanha: Universidad de Alicante, Instituto Universitario de Investigaciones Turísticas.Koo, C., Mendes-Filho, L. & Buhalis, D. (2019). Guest editorial - Smart tourism and competitive advantage for stakeholders. Tourism Review, 74(1), 1-4. Link.Koo, C., Shin, S., Gretzel, U., Hunter, W.C. & Chung, N. (2016). Conceptualization of smart tourism destination competitiveness. Asia Pacific Journal of Information Systems, 26(4), 561-576. Link.Lakatos, E. M. & Marconi, M. A. (1991). Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas.Lamsfus, C., Martin, D., Alzua-Sorzabal, A. & Torres-Manzanera, E. (2015). Smart Tourism Destinations: An extended conception of smart cities focusing on human mobility. In I. Tussyadiah and A. Inversini (eds.), Information and Communication Technologies in Tourism 2015, Springer, 363-375. LinkLeung, R. (2019). Smart hospitality: Taiwan hotel stakeholder perspectives. Tourism Review, 74(1), 50-62. LinkMendes Filho, L., Silva, J. C. & Silva, D. S. (2019). Percepções e perspectivas de destino turístico inteligente: um estudo de caso com a Secretaria Municipal de Turismo em Natal-RN. Turismo: Estudos & Práticas, 8(1), 98-124. LinkMonge, J. G. & Perales, R. M. Y. (2016). El desarrollo turístico sostenible: Tren crucero del Ecuador. Estudios y Perspectivas en Turismo, 25(1), 57-72. LinkPrefeitura Municipal de Natal - PMN (2007). Plano Diretor de Natal. Lei Complementar n. 82, de 21 de junho de 2007. Natal: PMN, 467-525. LinkSantos, S. R. & Gândara, J. M. G. (2019). Experiência turística em destino histórico no nordeste brasileiro sob o viés de destino turístico inteligente. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 11(2), 435-453. LinkSantos Júnior, A., Mendes Filho, L., Almeida García, F. & Simões, J. M. (2017). Smart Tourism Destinations: un estudio basado en la visión de los stakeholders. Turismo em Análise, 28(3), 358-379. Link Soares, A. L. V., Mendes-Filho, L. & Gretzel, U. (2020). Technology adoption in hotels: applying institutional theory to tourism. Tourism Review, Ahead-of-print. DOI: 10.1108/TR-05-2019-0153. Link.Sociedad Estatal Para La Gestión de La Innovación y Las Tecnologias Turísticas - Segittur (2016). Normalización Destinos Turísticos Inteligentes. Espanha. LinkTribuna do Norte (2017). Prefeitura lança aplicativo Visit Natal. LinkWang, D., Li, X. & Li, Y. (2013). China's smart tourism destination initiative: A taste of the service-dominant logic. Journal of Destination Marketing & Management, 2(2): 59-61. LinkZhu, W., Zhang, L. & Li, N. (2014). Challenges, function changing of government and enterprises in Chin PROCESSO EDITORIALRecebido: 18 SET 20 Aceito: 15 OUT 20