Publicações de Turismo
Nova busca:        


As Práticas Corporais de Aventura na Educação Física Escolar: O Que o Estado da Arte nos Diz
 
     As Práticas Corporais de Aventura na Educação Física Escolar: O Que o Estado da Arte nos Diz
     Practices Adventure Body in School Physical Education: What the State of the Art Tells Us
     


Autor(es):
Sousa, Dandara Queiroga de Oliveira
Araújo, Allyson Carvalho de


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 19 n. 2 (2016): junho; 72-110

Palavras-chave:
Educação Física e Treinamento; Atividades de Lazer; Natureza; Esportes


Resumo: O objetivo do escrito é analisar e discutir os resultados do levantamento sistemático da produção acadêmica brasileira sobre as Práticas Corporais de Aventura (PCA) no contexto da prática pedagógica em Educação Física. O mapeamento da produção do conhecimento foi realizado nos periódicos da CAPES (Qualis: A2, B1, B2) e nos Programa de Pós-Graduação da área 21. Das 30 fontes de buscas, encontramos 1157 arquivos que contavam com termos: aventura, natureza, risco e radical, dos quais, após análise, selecionamos 8 arquivos (entre teses, dissertações e artigos), que traziam relatos de experiências pedagógicas, do ensino das PCA, em contexto educativo (escolar ou não), considerando estas práticas como manifestação da cultura de movimento e não apenas como espaço de discussão do tema transversal, meio ambiente ou com a educação ambiental como finalidade. Sendo essa uma amostra, qualitativamente, significativa para área.