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O Espaço da Beira da Praia, a Criança e a Produção de uma Ordem: Implicações para Além da Escola
 
     O Espaço da Beira da Praia, a Criança e a Produção de uma Ordem: Implicações para Além da Escola
     The Space of the Beach Margin, the Child and the Production of an Order: Implications Beyond School
     


Autor(es):
Souza, Thiago Silva de
Hecktheuer, Luiz Felipe Alcantara
Rigo, Luiz Carlos


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 19 n. 2 (2016): junho; 294-328

Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Área Urbana; Criança


Resumo: O ensaio aborda a beira da praia do Cassino (Rio Grande-RS) a partir de cartas extraídas de um jornal local. Metodologicamente, operamos com a noção foucaultiana de problematização e objetivamos: problematizar esse espaço e as práticas que aí acontecem a partir do que é colocado como problema para nós e do que corresponde às problematizações que sobre o tema tem se desenvolvido. A Educação Física é pensada na ação que seus profissionais podem exercer frente a determinadas questões implicando numa abertura que possibilite pensar de outros modos, práticas e espaços educativos.  Agrupamos o que foi possível ser produzido em dois platôs: em um, relacionado à estrutura, localizamos investimentos visando organizar a beira da praia, de modo a planejar, ordenar e controlar o que ali ocorre. Para isto foram abordados ordenamentos como leis, projetos de zoneamento, resoluções; b) em outro, relacionado à condição existencial produzimos perguntas que apontassem para “modos de existência”, resistindo aos julgamentos e a polêmica. Como principal resultado alcançado destacamos a demonstação de um exercício de pensamento que conecta práticas de lazer e o espaço da beira da praia como uma heterotopia produtiva de práticas educativas.