Publicações de Turismo
Nova busca:        


A “Escola Aberta” Como Instrumento de Lazer: Um Estudo de Caso no Centro Educacional de Coaraci
 
     A “Escola Aberta” Como Instrumento de Lazer: Um Estudo de Caso no Centro Educacional de Coaraci
     The 'Open School' as an Instrument of Entertainment: A Case Study in the Educational Center of Coaraci
     


Autor(es):
Maia, Heber Silva
Farias, Luciano Marques
Ávila, Marco Aurélio


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 19 n. 3 (2016): setembro; 102-137

Palavras-chave:
Educação; Atividades de Lazer; Distribuic¸a~o Espacial da Populac¸a~o


Resumo: O presente estudo foi realizado no município de Coaraci – BA, tendo como objetivo geral, investigar como o Centro Educacional de Coaraci (CEC) pode contribuir no processo de ampliação da democratização do acesso ao lazer na cidade. Essa pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo utilizou a abordagem de estudo de caso. Para atingir os objetivos foram aplicados questionários mistos e aberto aos sujeitos envolvidos no cotidiano escolar (alunos, professores, diretor e pais). Os resultados foram discutidos com diversos teóricos que tratam de questões ligadas à educação, ao lazer, e especificamente ao programa escola aberta. Conclui-se que a maioria dos depoentes indicam um potencial no CEC para implantação do projeto supracitado e para ampliação da democratização ao acesso do lazer em Coaraci, através da implementação da Escola Aberta, porém ainda existem poucas iniciativas, sobretudo do poder público e muitas dificuldades para uma melhor relação da escola com a comunidade na realização das atividades de lazer.