Publicações de Turismo
Nova busca:        


[Seção Especial: Turismo em Portugal] Dinâmicas em Espaços Culturais do Centro Histórico de Portimão, Portugal / Dynamics in Cultural Spaces in the Historic Center of Portimão Portugal
 
     [Seção Especial: Turismo em Portugal] Dinâmicas em Espaços Culturais do Centro Histórico de Portimão, Portugal / Dynamics in Cultural Spaces in the Historic Center of Portimão Portugal
     
     


Autor(es):
Rodrigues, Ana
Rosa, Manuela
Rebelo, Efigénio


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 13, n. 2 (2021): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas, Turismo; Turismo Cultural; Cultural Tourism; Acessibilidade; Accessibility; Espaços Culturais; Cultural Venues; Rotas Pedonais; Pedestrian Routes; Portimão, Portugal.


Resumo: RESUMOO objetivo deste estudo consiste na construção de indicadores referentes ao desempenho dos espaços culturais da cidade de Portimão, Algarve, Portugal, que se encontram inseridos numa rota pedonal, a Rota Turística Acessível de Portimão. Trata-se do Museu de Portimão, espaço cultural que expressa a história da indústria conserveira local, e do Teatro Tempo, localizado num edifício também ele histórico, onde se dinamizam atividades na área da representação. Ambos os edifícios consistem em objetos arquitetónicos com valor patrimonial e reabilitados para espaços culturais. A metodologia aplicada carateriza-se por uma base teórica, pela recolha e análise de dados quantitativos. O conhecimento teórico advém de uma revisão de literatura, em áreas e.g.: turismo cultural, turismo acessível, património e reabilitação urbana. Os dados quantitativos são provenientes da recolha de dados dos espaços culturais Teatro Tempo e Museu de Portimão: número de visitantes/espectadores e número de sessões e atividades desde 2008-2018. Com este estudo pode-se concluir que os espaços culturais Museu de Portimão e Teatro Tempo são usufruídos não só pelos residentes, mas também por visitantes, na cidade de Portimão. A presente análise defende a importância do investimento na reabilitação urbana, na valorização patrimonial e nos espaços culturais para a construção de um turismo cultural acessível e sustentável.PALAVRAS-CHAVETurismo Cultural; Acessibilidade; Espaços Culturais; Rotas Pedonais; Portimão, Portugal.   ABSTRACTThe main goal of this study consists in building indicators regarding the performance of cultural venues in the city of Portimão, Alrgarve region, Portugal, which are inserted in a pedestrian route, the Accessible Tourist Route of Portimão. These are the Museum of Portimão, a cultural venue that expresses the local history of the canning industry, and the Tempo Theatre, placed also in a historic building, where there are cultural performances. Both buildings are architectural objects with heritage value, with rehabilitation design for cultural spaces. The methodology applied is characterised by a theoretical basis, by the collection and analysis of quantitative data. The theoretical knowledge comes from a literature review, in areas e.g.: cultural tourism, accessible tourism, heritage and urban rehabilitation. The quantitative data are arising from the collection of data of the cultural venues Tempo Theatre and Museum of Portimão: number of visitors/viewers and number of sessions and activities since 2008. With this study it can be concluded that the cultural spaces Museum of Portimão and Tempo Theatre are enjoyed not only by residents but also by visitors, in the city of Portimão. This analysis defends the importance of investment in urban regeneration, heritage enhancement and cultural venues to implement an accessible and sustainable cultural tourism. KEYWORDSCultural Tourism; Accessibility; Cultural Venues; Pedestrian Routes; Portimão, Portugal.   AURORIAANA RODRIGUES – Mestra. Doutoranda de Turismo, Univeriade do Algarve, Faro, Portugal. Currículo: https://www.cinturs.pt/site/images/phd-stud/AnaFilipaRochaRodrigues/CV_AnaRodrigues.pdf. E-mail: a51489@ualg.pt.MANUELA ROSA – Doutora. Professora na Universidade do Algarve, Faro, Portugal. Currículo: http://orcid.org/0000-0001-5017-6408.  E-mail: mmrosa@ualg.ptEFIGÉNIO REBELO – Doutor. Professor na Universidade do Algarve, Faro, Portugal. Currículo: https://www.ualg.pt/sites/ualg.pt/files/gcp/eventos/efigenio_rebelo_curriculum_vitae.pdf. E-mail: elrebelo@ualg.pt REFERÊNCIASAssociação de Turismo de Portimão. (2016). Património e cultura. Algarve, Portimão, Roteiro de Maria João Proença. Gabinete de Património, Câmara Municipal de Portimão. LinkBaptista, M., & Lameigo, V. (2015). Da rua e da cena: um estudo sobre o turismo de teatro. Arteriais - Revista PPGARTES, 1(1), 38-51. LinkCâmara Municipal de Faro (2017). Câmara Municipal. LinkCâmara Municipal de Portimão (2017). Câmara Municipal. LinkCastro, J. (2013). Sazonalidade no Turismo: Novos Desafios á Sustentabilidade. O caso prático do Troiaresort. Dissertação, Mestrado em Gestão, Instituro Univeristário de Lisboa, Portugal. LinkChoay, F. (1999). A Alegoria do Património. Lisboa: 70.Choay, F. (2005). Património e Mundialização. Centro de história da arte da Universidade de Évora. Évora, Portugal: Casa do Sul.Decker, J. (2018). Cities, museums and soft power. Consumption Markets & Culture, 21(8), 603-610. DOIDionísio, S. (1924). Guia de Portugal Estremadura, Alentejo e Algarve. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.Esichaikul, R. (2012). Travel motivations behavior and requirements of European Seniors to Thailand. Passos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 10(2), 47-58. LinkFortuna, C. (2013). Heritage, tourism and emotion. RCCS Anual Review, 5, 106-122. LinkFrantz, M. (2018). Tourism marketing and urban politics: cultural planning in a European Capital. Tourism Geographies, 20(3), 481-503. DOIGameiro, J. (2018). Museus e sociedades em contextos turísticos: o exemplo do Museu de Portimão. In: A. Polônia, C. M. Costa & F. Mouta. (Coord.) Boas Práticas para Políticas Públicas de Memória, Ciência e Património. pp. 77-86.  Porto, Portugal: Media XXI. LinkGameiro, J., & Ramos, A. (2015). Portimão – o desafio museológico entre turismo e património. In:  A. R. Gonçalves, A. P. Oliveria & C. F. Santos (Coord.). Fragmentos para a Historia do Turismo no Algarve. pp. 41-63. Algarve: CEPAC. LinkGomes, A. (2013). Turismo Cultural e museus: o caso do Museu do Abade de Baçal. Dissertação, Mestrado em Lazer, Património e Desenvolvimento, Universidade de Coimbra, Portugal. LinkGonçalves, A. (2009). O museu como polo de atração turística. Exedra, número temático, 77-118. LinkHughes, H. (2002). Culture and tourism: a framework for fother analysis. Managing Leisure, 7(3), 164-175. DOIInternational Council of Monuments and Sites. (1975). Charter of cultural tourism. Paris. LinkInternational Council of Museums Portugal (2015). LinkInternational Council of Museums. (2000). Museums, Heritage and Cultural Tourism. Peru e Bolívia: Trujillo e La Paz. LinkJafari, J. (2000). Encyclopedia of Tourism. London: Routledge.Lopes, M. (2010). Plano de Promoção de Acessibilidade para todos. Dissertação, Mestrado em Engenharia Civil, Universidade do Porto, Portugal. LinkMartins, A. R. P. M. (2015). A fábrica do Teatro do Bairro Alto (1761-1775). Tese, Doutorado em Estudos Artísticos, Universidade de Lisboa, Portugal. LinkNeto, V. (2015). Cultura e turismo. In:  A. R. Gonçalves, A. P. Oliveria & C. F. Santos (Coord.) Fragmentos para a Historia do Turismo no Algarve. pp. 35-41. Algarve: CEPAC. LinkPadinha, D., Miguel, S., & Almeida, C. (coord.) (2014). Plano de Marketing Estratégico para o Turismo do Algarve – 2015-2018. Turismo de Portugal. LinkParreira, R. (coord) (2018). Guia de Museus do Algarve: Um caminho pelo conhecimento. Rede de Museus do Algarve. LinkPinto, A. (2013). O Património Arquitectónico e Artístico das Caldas de Monchique na Cenografia da Paisagem Termal. Dissertação, Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro, Universidade de Lisboa, Portugal. Link.Portugal Acessível (2018). LinkPrentice, R. (2001). Experiential cultural tourism: Museums & the Marketing of new romanticism evoked authenticity. Museums Management and Curatorship, 19(1), 5-26. DOIRamos, P. (1993). Breve História do Museu em Portugal. Universidade Aberta.Richards, G. (2000). Tourism and world of culture and heritage. Tourism Recreation Research, 25(1), 9-17. DOIRössler, M. (2002). Linking nature and culture: World Heritage Cultural Landscapes. In: P. Ceccarelli, & M. Rössler. (Org.) (2002). Cultural Landscapes: the Challenges of Conservation. pp. 10-15. Ferra, Italia: Unesco. LinkSmith, S. (2015). A sense of place: place, culture and tourism. Tourism Recreation Research, 40(2), 220-233. DOITeatro D. Maria II (2018). Há lugar para todos. LinkTeatro Tempo (2017). Teatro Municipal de Portimão. LinkTeles, P. (2017). A acessibilidade universal na qualificação social e física das cidades: Das cidades e vilas com mobilidade para todos ao Portugal 2020. Omnia, 6(2), 5-13. LinkUnesco (1972). Convenção para a Proteção do Património Mundial, Cultural e Natural. Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, Paris, 16 de novembro. ratificada por Portugal pelo Decreto n.º 49/79, de publicado em Diário da Republica em 6 de Junho. LinkUnwto (2015). Global Report on Cultural Routes and Itineraries. Madrid, Espanha: World Tourism Organization. Link PROCESSO EDITORIALRecebido: 28 ABR 20; Aceito: 14 SET 20.