Publicações de Turismo
Nova busca:        


Os Sentidos Atribuídos pelos Jovens à Educação em Valores no Contexto de um Projeto Social
 
     Os Sentidos Atribuídos pelos Jovens à Educação em Valores no Contexto de um Projeto Social
     The Senses of the Young People to Education in Values in the Context of a Social Project
     


Autor(es):
Marques, Rodrigo
Vieira, Aline Oliveira
Costa, Felipe Rodrigues
Tavares, Otávio Guimrães
Santos, Wagner dos


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 19 n. 4 (2016): dezembro; 341-375

Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Educação Física e Treinamento; Adolescente


Resumo: O estudo analisa os sentidos que os jovens produzem no aprendizado com a educação em valores de um projeto social do município de Serra, estado do Espírito Santo. Utiliza como referencial teórico-metodológico o estudo de caso etnográfico e faz uso dos seguintes instrumentos: observação não participante, registro no diário de campo, grupo focal e entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram 40 jovens com idade entre 12 e 15 anos. A apropriação e os sentidos que são atribuídos aos valores partem de interesses individuais mostrando que apesar de frequentarem um lugar comum os jovens produzem diferentes sentidos mesmo quando sua participação no projeto está atrelada a obrigações impostas pela família ou pelas exigências do projeto para que seja possível sua inserção nas atividades.