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O Que Faz o Visitante do Inhotim Satisfeito?
 
     O Que Faz o Visitante do Inhotim Satisfeito?
     
     


Autor(es):
Gosling, Marlusa de Sevilha
de Queiroz, Danielle Carolina
Meints, Luciana de Rio
Christino, Juliana Maria Magalhães


Periódico: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET ; ABET v.7, n.2, Maio/Ago., 2017: Edição Temática: Turismo: formas de deslocamento, teoria em turismo e suas implicações teóricas e práticas, pp.1-117; 82-99

Palavras-chave:
Museus; Tourismo; Comportamento do consumidor; Satisfação do cliente


Resumo: O objetivo deste estudo é aprofundar no entendimento dos antecedentes de satisfação de visitantes em museus. Para isso, utilizou-se a teoria do comportamento do consumidor aprofundando em conceitos como a qualidade percebida e a experiência cultural em museus. A variável valor social foi acrescida à escala HISTOQUAL para mensurar aspectos sociais relativos à satisfação. Um questionário presencial foi aplicado com os visitantes do Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG). Os autores demonstram que os construtos tangíveis, responsividade, comunicação e valor social explicam cerca de 38% da satisfação do público. Esta pesquisa contribui para estudos em antecedentes de satisfação de visitantes em museus e com a evolução da HISTOQUAL, escala focada em avaliar a qualidade de lugares históricos, ao aplicá-la em um contexto de brasileiro.