Publicações de Turismo
Nova busca:        


Culturas locais em divulgações turísticas: representações do “popular” e do “regional”
 
     Culturas locais em divulgações turísticas: representações do “popular” e do “regional”
     
     


Autor(es):
Santos, Rafael José dos


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 3, n. 1 (2011): Revista Rosa dos Ventos

Palavras-chave:
Turismo; Cultura; Cultura Popular


Resumo: O artigo reconstitui brevemente a gênese histórica das representações de popular e do regional, relacionando-as a discursos de divulgação turística, em particular aqueles que lançam mão do apelo às culturas regionais como traços diacríticos de identidades locais. Notam-se, nesses discursos, características das culturas locais que remetem aos românticos europeus dos séculos XVIII e XIX, quando estes se voltavam à busca da autenticidade das manifestações populares. À medida que avança o processo de mundialização percebem-se também indícios do hibridismo cultural que, longe de comprometer uma suposta essência do povo, atestam para o caráter dinâmico e relacional dos processos culturais.