Publicações de Turismo
Nova busca:        


TURISMO E CINEMA: FERRAMENTA DE PROMOÇÃO TURÍSTICA A PARTIR DO FILME “SETE ANOS NO TIBETE”
 
     TURISMO E CINEMA: FERRAMENTA DE PROMOÇÃO TURÍSTICA A PARTIR DO FILME “SETE ANOS NO TIBETE”
     
     


Autor(es):
Silva, Rejane dos Santos
Pereira, Marcílio Machado
Moreira, Glauber Lima
Perinotto, Andre Riani Costa


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 3, n. 3 (2011): Revista Rosa dos Ventos

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; Comunicação; Cinema


Resumo: Resumo: O artigo discute a promoção de destinos turísticos através do cinema. Considera-se que o turismo é uma atividade ligada às imagens e que o cinema pode revelar de modo mais completo as imagens turísticas, ao pô-las em movimento. O estudo objetivou discutir o cinema como ferramenta para a promoção turística, bem como analisar o filme Sete Anos no Tibete sob o ponto de vista da divulgação de destinos turísticos. Dessa forma, a análise do filme priorizou os aspectos naturais e culturais das locações. A metodologia incluiu a aplicação de questionários com turistas que visitaram o complexo turístico Porto das Barcas, na cidade de Parnaíba/PI, para diagnosticar a possível influência da produção cinematográfica na escolha de destinos turísticos. Assim, a partir dos dados coletados verificou-se que o cinema é uma importante ferramenta na promoção de destinos turísticos. Palavras-Chave: Turismo; Cinema; Imagem.