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O “Alfabeto da Saúde” e o Desejo do Brincar Controlado
 
     O “Alfabeto da Saúde” e o Desejo do Brincar Controlado
     The 'Alphabet of the Health' and the Desire of Controlled Playing
     


Autor(es):
Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza
Pessoa, Kaline Ligia Estevam de Carvalho
Franco, Marcel Alves
Aguiar, Milena de Oliveira


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 21 n. 1 (2018): março; 218-240

Palavras-chave:
Saúde; Atividades de Lazer; Corpo Humano


Resumo: É raro encontrar estudos que investigam materiais pedagógicos de divulgação do final do século XIX e início do XX, como é o caso da Cartilha de Higiene: Alfabeto da Saúde. Nesta pesquisa objetivamos refletir sobre a maneira como a saúde e a ludicidade são compreendidas e orientadas nas práticas instituídas por essa Cartilha. Trata-se de uma pesquisa documental que utilizou a análise de conteúdo, construindo as seguintes categorias: “Saúde, Felicidade e Higiene” e “A Ludicidade em busca da Saúde”. Diante dos resultados encontrados, identificamos práticas que impunham, de certa forma, à população, uma padronização nas atitudes para que se obtivesse saúde. Tais atitudes influenciavam em todos os campos do contexto social, a saber: relações sociais, o lazer, os ambientes familiares, as escolas. Destacamos ainda  que a alegria pura e livre contida nos espaços de lazer e nas horas lúdicas parecem estar sendo sempre vigiadas. O que nos faz apontar a necessidade de refletirmos sobre a naturalização dessas ações ainda nos dias atuais.