Publicações de Turismo
Nova busca:        


Os Centros Olímpicos do Distrito Federal: Um Caso de Desresponsabilização do Estado e Descentralização das Políticas de Esporte e Lazer em Direção ao “Terceiro Setor”
 
     Os Centros Olímpicos do Distrito Federal: Um Caso de Desresponsabilização do Estado e Descentralização das Políticas de Esporte e Lazer em Direção ao “Terceiro Setor”
     The Centros Olímpicos of the Distrito Federal: A Case of State Disresponsabilization and Decentralization of the Sport and Leisure Policies Towards the 'Third Sector'
     


Autor(es):
Carneiro, Fernando Henrique Silva
Nascimento, Edriane Lima do
Santos, Samir Almeida dos
Athayde, Pedro Fernando Avalone
Hungaro, Edson Marcelo
Mascarenhas, Fernando


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 21 n. 2 (2018): junho; 136-169

Palavras-chave:
Política Pública; Políticas; Atividades de Lazer


Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender a política dos Centros Olímpicos no Distrito Federal. Para isso, foram utilizados os seguintes aspectos do método de análise de políticas sociais: configuração e abrangência; gasto; e gestão e controle social. Estes foram desdobrados em indicadores para analisar os Centros Olímpicos, tendo como fonte de dados, entrevistas com gestores e pesquisa documental. Foi identificado que os Centros Olímpicos atendem 30% das regiões administrativas do Distrito Federal; focaliza sua atuação na população pobre; há dificuldade de executar os  recursos previstos; a maior parte dos recursos são direcionados ao “terceiro setor”; a gestão sempre teve o “terceiro setor” à frente; e há instância de controle social que não se consubstancia como democrática.