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Processo de Formação de Animadores Socioculturais em Projetos de Educação Fora do Ambiente Escolar
 
     Processo de Formação de Animadores Socioculturais em Projetos de Educação Fora do Ambiente Escolar
     Socio-Cultural Animator Training Process in Education Projects Outside the School Environment
     


Autor(es):
Macedo, Paula Leite Antunes de
Melo, Gislane Ferreira de
Sampaio, Tânia Mara Vieira


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 21 n. 2 (2018): junho; 258-280

Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Educação


Resumo: A educação em projetos fora do ambiente escolar é uma possibilidade no processo de ensino-aprendizagem. Os objetivos deste trabalho foram verificar se o lazer, vivenciado por meio de um projeto dessa natureza, pode promover um processo de educação e identificar a percepção de 5 futuros animadores socioculturais sobre lazer, educação e a relação entre ambos. Os resultados obtidos indicam que o lazer contribui para a formação dos participantes do projeto por meio da educação para e pelo lazer. Os futuros animadores socioculturais apresentam vontade e percepção positiva quanto à utilização do aspecto educacional do lazer e de seus benefícios, e acreditam que a vivência contribuirá na formação pessoal, social e curricular dos alunos. Conclui-se que há a necessidade de formação continuada e de atenção especial dos monitores com o próprio lazer, e da instituição de uma equipe multidisciplinar para atuar na área.