Publicações de Turismo
Nova busca:        


Redes Sociais e as Gerações X e Y: Disseminação e Compartilhamento de Experiências de Turismo / Social Networks and Generations X and Y: Dissemination and Tourism Experience Sharing
 
     Redes Sociais e as Gerações X e Y: Disseminação e Compartilhamento de Experiências de Turismo / Social Networks and Generations X and Y: Dissemination and Tourism Experience Sharing
     
     


Autor(es):
Guerra, Antônio Claret
Gosling, Marlusa
Carvalho, Tatiana


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 7, n. 2 (2015): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hopitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo;


Resumo: Este artigo tem como objetivo identificar a contribuição de redes sociais on-line (OSN) para o processo de disseminação e compartilhamento de experiências de turismo das gerações X e Y. A pesquisa realizada tem natureza exploratória e abordagem qualitativa, sendo os dados obtidos por entrevistas semiestruturadas. A análise de conteúdo (Bardin, 2009) foi a técnica usada para a análise dos dados coletados. Procurou-se, dessa forma, investigar vários aspectos ligados ao tema proposto: se as OSN são uma inovação tecnológica que impactou o setor de viagens; sua importância para o desenvolvimento e manutenção de relacionamentos das gerações X e Y com mídias sociais on-line; a interface de cocriação de produtos turísticos; sua contribuição para a formação de preferências e intenções de compra. Entre as conclusões do estudo, verifica-se que os entrevistados concordam que as OSN impactam o setor e o consumidor busca benefícios ao utilizá-las, destacando a praticidade, comodidade, segurança, troca de informações e experiências. Foi citado, ainda, que as OSN divulgam roteiros turísticos competitivos e acessíveis, que antes da era digital eram relativamente pouco conhecidos do grande público. Palavras-chave: Turismo. Experiência Turística. Redes Sociais On-line. Gerações X e Y. Social Networks and Generations X and Y: Dissemination and Tourism Experience Sharing - This article aims to identify the on-line social network (OSN) contribution to the X and Y generations´ tourism experiences of dissemination and sharing process. The content analysis (Bardin, 2008) was the technique used to analyses the data obtained through semi structured interviews. It was sought to investigate the OSN as technological innovation, its significance for the X and y generations relationships development, co-creation and formation of purchase intentions interface. Among the conclusions is the actual benefit of the OSN impact on the travel and on the tourist needs of products, comfort, security, information and exchanges experiences. Keywords: Tourism. Tourism Experience. Online Social Networks. X e Y Generations.