Publicações de Turismo
Nova busca:        


O Soft Power do Brasil e a Cobertura da Mídia Internacional da Copa do Mundo da FIFA 2014
 
     O Soft Power do Brasil e a Cobertura da Mídia Internacional da Copa do Mundo da FIFA 2014
     The Soft Power of Brazil and The Fifa’s  2014  World Cup International Midia Coverage
     


Autor(es):
Almeida, Marco Bettine
Gutierrez, Diego


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 21 n. 2 (2018): junho; 226-257

Palavras-chave:
Brasil; Relações Internacionais; Futebol


Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre o impacto que a realização da Copa do Mundo da FIFA de 2014 pode ter sobre o Soft Power do Brasil em suas relações internacionais. Para tanto, desenvolveu-se a definição de Soft Power associando-a aos megaeventos esportivos. Pesquisou-se nove veículos de imprensa internacional em três idiomas diferentes (BBC, CNN, The Guardian, The New York Times, Daily Mail, Le Monde, Le Figaro, El Pais, El Mundo). Analisou-se e categorizou-se 699 reportagens em seis grandes temas geradores: infraestrutura, indicadores sociais, cultura, futebol, viabilidade da Copa, cenas do cotidiano. Conclui-se que a realização da Copa do Mundo FIFA de 2014 teve efeitos positivos nas áreas do espetáculo esportivo e da cultura brasileira voltada ao turismo, e efeitos negativos nas áreas: política (como o Estado trata os cidadãos nas manifestações políticas), sociais (saneamento básico, educação, saúde) e estruturais (brasis dos extremos).