Publicações de Turismo
Nova busca:        


Abordagem Sociocognitiva do Discurso: Uma Alternativa para Análise Crítica pelos Estudos do Lazer
 
     Abordagem Sociocognitiva do Discurso: Uma Alternativa para Análise Crítica pelos Estudos do Lazer
     The Sociocognitive Approach of Discourse: An Alternative for Critical Analysis by Leisure Studies
     


Autor(es):
Maciel, Marcos Gonçalves
Saraiva, Luiz Alex Silva
Martins, José Clerton Oliveira


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 21 n. 3 (2018): setembro; 193-232

Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Academias de Ginástica; Exercício


Resumo: Pesquisas com enfoque qualitativo apresentam diferentes técnicas para a interpretação dos dados. Uma das alternativas é a abordagem sociocognitiva do discurso proposta pelo linguista Van Dijk. A ênfase é a interação de três dimensões categóricas: ideologia, contexto social e a cognição. Assim, o objetivo deste estudo é apresentar essa proposta como possibilidade para a interpretação nos Estudos do Lazer. Como base empírica analisamos o entendimento que profissionais de Educação Física e alunos de um programa governamental de atividade física em Belo Horizonte/MG têm sobre o lazer. Os resultados demonstram um paradoxo teórico-prático entre o entendimento e a vivência do lazer, notadamente quanto à atividade física realizada no referido programa. Concluímos que o uso dessa abordagem apresenta uma importante contribuição para a análise crítica do fenômeno social do lazer.