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Apropriação das Tecnologias Virtuais como Estratégias de Intervenção no Campo do Lazer: Os Webgames Adaptados
 
     Apropriação das Tecnologias Virtuais como Estratégias de Intervenção no Campo do Lazer: Os Webgames Adaptados
     Virtual Technologies as Intervention Strategies in Leisure Ambit: The Adapted Webgames
     


Autor(es):
Schwartz, Gisele Maria
Santiago, Danilo Roberto Pereira
Kawaguti, Cristiane Naomi
Tavares, Giselle Helena
Figueiredo, Juliana de Paula
Palhares, Marcelo Fadori Soares
Nascimento, Amanda Mayara do


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 16 n. 3 (2013): setembro

Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Jogos e Brinquedos; Educação Física e Treinamento


Resumo: Este estudo qualitativo teve como objetivo investigar, na visa~o de futuros profissionais de Educac¸a~o Fi´sica, a aceitac¸a~o da proposta de inserc¸a~o dos Webgames adaptados no contexto do lazer. O estudo compreendeu uma pesquisa explorato´ria, utilizando-se como instrumentos para a coleta de dados um questiona´rio contendo perguntas abertas e observac¸a~o participante, desenvolvida durante 4 encontros envolvendo vive^ncias com Webgames adaptados, oferecidas a 60 estudantes de Universidade Estadual brasileira. Os dados foram analisados descritivamente, por meio da Te´cnica de Ana´lise de Conteu´do Tema´tico, com base em tre^s eixos tema´ticos referentes a` receptividade e interesse dos participantes sobre a proposta, aos aspectos emocionais e a` criatividade presentes durante as vive^ncias. Os resultados indicaram que os futuros profissionais apontaram boa aceitac¸a~o das estrate´gias envolvendo os Webgames adaptados, salientando o grande potencial de vive^ncias emocionais e de criatividade nas propostas. Durante a observac¸a~o, pode-se notar alto grau de motivac¸a~o e imersa~o nas atividades de adaptac¸a~o dos jogos do ambiente virtual envolvendo o corpo. Sugerem-se novos estudos, no sentido de subsidiar o profissional atuante no campo do lazer para lidar com a inserc¸a~o dos recursos tecnolo´gicos como estrate´gia pedago´gica.