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Realidade Virtual para Pessoas com Deficiência: O Uso do Vídeo Game como Prática de Lazer
 
     Realidade Virtual para Pessoas com Deficiência: O Uso do Vídeo Game como Prática de Lazer
     Virtual Reality for People with Disabilities: The Use of Video Game as a Leisure Practice
     


Autor(es):
Serra, Maysa Venturoso Gongora Buckeridge
Fava, Mariana Caramore
Tonello, Maria Georgina Marques


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 21 n. 4 (2018): dezembro; 529-548

Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Jogos de Vídeo; Estilo de Vida


Resumo: Esta reflexão teórica objetiva discutir uma proposta diferente de encorajar pessoas com deficiência a utilizarem a realidade virtual como uma atividade de lazer, uma vez que existam barreiras que são encontradas para prática de lazer dessa população. Os ambientes virtuais fornecem um acesso seguro a situações interativas que, de outra forma, podem ser inacessível a eles devido a limitações motoras, cognitivas, psicológicas, além das barreiras de locomoção, transporte e necessidade de um cuidador. A capacidade de alterar o ambiente virtual de forma relativamente fácil, classificar a dificuldade da tarefa e adaptá-la de acordo com as capacidades do jogador são vantagens importantes da realidade virtual. A realidade virtual é eficaz não somente como um treinamento cognitivo e motor de habilidades, mas pela atratividade dos jogos, como uma proposta de lazer para pessoas com deficiências.