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Capacitação à Distância do Programa Segundo Tempo e o Lazer: Esforços de Produção e a Busca Comunicativa na Formação de Coordenadores de Núcleo
 
     Capacitação à Distância do Programa Segundo Tempo e o Lazer: Esforços de Produção e a Busca Comunicativa na Formação de Coordenadores de Núcleo
     The Second-Time Program’s Distance Education and Leisure: Production Efforts and the Communicative Efficiency in the Professional Qualification of Education Sport’s Coordinators
     


Autor(es):
Ribeiro, Sheylazarth Presciliana
Couto, Ana Cláudia Porfírio


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 22 n. 1 (2019): março; 303-330

Palavras-chave:
Educação a Distância; Capacitação Profissional; Atividades de Lazer


Resumo: Implementado em 2003 pelo Ministério do Esporte, o Programa Segundo Tempo (PST) é uma ação que têm se dedicado a formação profissional para o esporte educacional. Entre os diferentes modelos de formação ao longo do percurso dessa política, atualmente ela se organiza em uma Capacitação presencial e uma capacitação à distância (EaD) que tratam a temática de lazer entre seus conteúdos. A Capacitação EaD é o objeto de estudo deste artigo que visa contribuir para pesquisas de formação profissional de esporte e lazer. O objetivo geral é compreender a EaD do PST por seus esforços de produção e como o lazer está presente no curso. Como objetivos específicos: descrever e analisar os esforços da Capacitação EaD do PST para alcançar os Coordenadores de Núcleo (CNs); descrever e analisar como o lazer é trabalhado dentro da Capacitação EaD. Como metodologia usamos uma entrevista semiestruturada com a Gestora da Capacitação à distância do PST e a participação e conclusão no curso EaD. Concluímos que a gestão da EaD no PST produz esforços nomeados de políticos, tecnológicos e estruturais. Quanto ao lazer dentro da Capacitação EaD verificamos que ele é trabalhado em módulo próprio no ambiente da capacitação a partir de diferentes linguagens (vídeo-aula, slides, texto questões de início de debate no fórum e questões específicas no questionário de avaliação do conteúdo). Analisamos que essas repetições do lazer em diferentes formatos na EaD familiarizam os conteúdos pela estética da repetição. Contudo, essa estratégia não amplia sua potência comunicativa quando olhamos o lazer na relação entre os módulos de outros conteúdos.