Publicações de Turismo
Nova busca:        


Rudimentos Teóricos Direcionados à Educação Para/Pelo Lazer na Perspectiva Afro-Brasileira
 
     Rudimentos Teóricos Direcionados à Educação Para/Pelo Lazer na Perspectiva Afro-Brasileira
     Theoretical Rudiments Aimed at Education for Leisure in African-Brazilian Perspective
     


Autor(es):
Santos, Silvana dos
Pimentel, Giuliano Gomes de Assis


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 22 n. 1 (2019): março; 445-472

Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Cultura; Animação Educativa


Resumo: O lazer ainda é tratado com características eurocêntricas (contraposição ao trabalho). Frente a isso, enfatizamos a necessidade de uma educação para/pelo lazer pautada na matriz afro-brasileira. Para tanto, identificamos modos de fazer e conteúdos dessa matriz em produções realizadas no campo de atuação da educação física. Por meio da revisão sistemática, foram encontrados 42 resultados sendo selecionados 16 estudos, sendo 8 relativos a manifestações culturais afro-brasileiras. Identificamos que as culturas de diferentes matrizes se interagem de formas distintas, promovendo a articulação dos conflitos entre a cultura das mestiçagens que a enredam, das anacronias que a sustentam, por fim, a maneira em que trabalha a hegemonia e as resistências que mobilizam.