Publicações de Turismo
Nova busca:        


A Interface Educação/Lazer: Representações e Discursos de Professores de Educação Física da Rede Pública de Piracicaba-SP
 
     A Interface Educação/Lazer: Representações e Discursos de Professores de Educação Física da Rede Pública de Piracicaba-SP
     The Education/Leisure Interface: Representations and Speeches of Physical Education Teachers of Public Schools of Piracicaba-SP
     


Autor(es):
Souza, Adalberto dos Santos
Silva, Cinthia Lopes da


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 22 n. 3 (2019): setembro; 1-33

Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Educação; Política Pública


Resumo: O objetivo desta pesquisa foi identificar como ocorre a construção das representações e do discurso dos professores de Educação Física (EF) sobre a interface educação/lazer e como isso influencia a sua prática pedagógica. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo, caracterizando este estudo como qualitativo. As técnicas utilizadas foram questionários e entrevistas. Identificamos com o estudo que a construção das representações e do discurso dos professores de EF sobre a interface educação/lazer ainda se dá pela influência da mídia ou do senso comum, não ficando claro na pesquisa, uma fundamentação teórica que subsidie o professor no seu cotidiano pedagógico. O lazer é considerado pelos professores de forma restrita como uma função social e, portanto, não como fenômeno social e conhecimento a serem tratados na escola.