Publicações de Turismo
Nova busca:        


O Lazer como Componente Curricular no Ensino Superior: Uma Análise a Partir da Educação Física
 
     O Lazer como Componente Curricular no Ensino Superior: Uma Análise a Partir da Educação Física
     Leisure as a Curricular Component in Higher Education Settings: An Analytical Perspective from Physical Education
     


Autor(es):
Santos, Janisson dos
Rodrigues, Cae


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 22 n. 3 (2019): setembro; 283-320

Palavras-chave:
Teorias do Lazer; Currículo; Formação Profissional


Resumo: A pesquisa objetivou investigar teorias e conceitos de lazer desenvolvidos em cursos de Educação Física de instituições de ensino superior do estado de Sergipe. A pesquisa é apresentada no artigo em três seções: a primeira traz uma síntese de questões significativas referentes ao currículo; a segunda, uma oposição relevante para a compreensão das orientações filosófico-pedagógicas no campo do lazer; a terceira destinou-se à análise textual qualitativa dos dados empíricos coletados na pesquisa. O corpus foi composto por programas de Educação Física de instituições de ensino superior no estado de Sergipe que desenvolvem o componente curricular “lazer”, além de entrevistas com professores e alunos envolvidos nessas disciplinas. A análise mostra que há evidência das abordagens fenomenológica (uma disciplina) e positivista (duas disciplinas), tanto na forma (predominante) em que as disciplinas são desenvolvidas (métodos), como na própria conceituação do lazer (conteúdo).