Publicações de Turismo
Nova busca:        


A Rede de Dormir no Comércio Eletrônico: Mediações do Mercado na Experiência do Ócio e da Cultura Material
 
     A Rede de Dormir no Comércio Eletrônico: Mediações do Mercado na Experiência do Ócio e da Cultura Material
     The Hammock in E-Commerce: Market Mediations on the Leisure and Material Culture Experience
     


Autor(es):
González, Juan Sebastián Restrepo
Debortoli, José Alfredo Oliveira


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 22 n. 3 (2019): setembro; 321-355

Palavras-chave:
Comércio Eletrônico; Rede de Dormir; Atividades de Lazer; Cultura Material


Resumo: Este artigo apresenta uma aproximação ao ócio a partir da cultura material, explorando a mediação feita pelo mercado como mecanismo de circulação e tradução da cultura. Em particular, o texto trata das relações contemporâneas entre o ócio e a rede de dormir a partir da análise das estratégias de empresas de comercio eletrônico internacional, de seus ambientes virtuais e das redes ofertadas. Por meio do conteúdo multimídia e dos comentários de outros usuários, cria-se uma experiência virtual da rede de dormir física, a qual é apresentada como um bem cultural sofisticado. As promessas de descanso e prazer veiculadas nos sites dependem, para se tornar concretas, de relações localizadas entre o usuário e o móvel. Os processos de circulação da rede retratam a plasticidade material e simbólica deste móvel, assim como a capacidade humana, e por extensão da indústria e do mercado global, para ressignificar os signos sociais.