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Uso da Realidade Virtual como Estratégia de Reabilitação e Lazer para Pessoas com Lesão da Medula Espinal: Uma Revisão Integrativa
 
     Uso da Realidade Virtual como Estratégia de Reabilitação e Lazer para Pessoas com Lesão da Medula Espinal: Uma Revisão Integrativa
     Use of Virtual Reality as a Rehabilitation and Leisure Strategy for People with Spinal Cord Injury: A Integrative Review
     


Autor(es):
Gomes, Danyane Simão
Saturnino, Alanna Simão Gomes
Gonçalves, Danielle de Freitas
Monteiro, Carlos Bandeira de Mello
Tonello, Maria Georgina Marques


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 22 n. 3 (2019): setembro; 579-602

Palavras-chave:
Realidade Virtual; Reabilitação; Traumatismos da Medula Espinal


Resumo: Intervenções com a Realidade Virtual (RV) tem sido descritas como alternativas para o tratamento de pessoas com lesão da medula espinal (LME). O presente estudo buscou oferecer uma visão geral das intervenções que utilizaram a RV na reabilitação e como estratégia de lazer destes indivíduos. Foi realizada uma revisão sistemática, nas bases de dados PubMed (Medline), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scielo e Lilacs nos últimos cinco anos. Um total de 13 artigos foram identificados. A RV foi utilizada para diversos objetivos como: verificar a melhora da função dos membros superiores; associar com estímulos sensoriais durante a marcha; identificar os efeitos da caminhada virtual sobre o grau de dor. Assim, percebe-se que a RV pode ser usada para diversas finalidades, além de fornecer um meio mais envolvente de tratamento para pessoas com LME, adicionando uma dimensão de prazer e um momento para o lazer.