Publicações de Turismo
Nova busca:        


A 'Copa das Copas': Uso Político-Ideológico do Futebol em Propaganda Governamental
 
     A 'Copa das Copas': Uso Político-Ideológico do Futebol em Propaganda Governamental
     The 'Cup of the Cups': Political-Ideological Use of Soccer in Government Advertisement
     


Autor(es):
Sá, Ariane Boaventura da Silva
Sá, Roberto Boaventura da Silva


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 23 n. 1 (2020): março; 540-560

Palavras-chave:
Copa do Mundo; Propaganda; Estudos Culturais Físicos


Resumo: O objetivo da pesquisa foi analisar, por meio de estratégias textuais, como se deu o uso político-ideológico do futebol na propaganda do governo federal 'Isso é ser brasileiro. Essa é a Copa das Copas', veiculada na mídia televisiva, em 2014. Para isso, utilizamos os pressupostos do Physical Cultural Studies. A análise evidenciou que o esporte foi utilizado pelo governo federal com fins político-ideológicos. Assim, identificamos o reforço ao sentimento de patriotismo, a presença de intencionalidades visando promover aceitação da realização da Copa do Mundo no Brasil e, relações intertextuais que visavam transmitir uma ideia positiva do governo petista, partido então no poder do Estado e que concorreria à reeleição em 2014.