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Colônias de Férias: Disciplina e Biopolítica Infantil
 
     Colônias de Férias: Disciplina e Biopolítica Infantil
     The Vacation Camp: Infant Discipline and Biopolitics
     


Autor(es):
Mattos, Rafael da Silva
Nascimento, Stephany de Sá
Oliveira, Leonardo Hernandes
Castro, Juliana Brandão Pinto de
Aquino, Fernanda


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 20 n. 3 (2017): setembro; 392-423

Palavras-chave:
Férias e Feriados; Criança; Atividades de Lazer


Resumo: O presente trabalho versou sobre o biopoder e o poder disciplinar à luz de Michel Foucault, na intenção de discutir alguns saberes e práticas características das Colônias de Férias. Estas são espaços informais de ensino-aprendizagem com atividades lúdicas, cooperativas, competitivas e coletivas, objetivando a promoção do lazer. A partir dessa pesquisa, encontramos fortes propriedades do poder disciplinar e da biopolítica na educação e regulação dos corpos nas Colônias de Férias pesquisadas. O poder disciplinar se manifesta por meio da presença de atividades obrigatórias, regulação de costumes, da vigilância permanente, entre outros. A biopolítica, discutida por Foucault, aparece por intermédio da preocupação com a saúde da população que, por vezes, é colocada como prioridade, acima das escolhas dos indivíduos, dos desejos das crianças e das finalidades sociopolíticas da educação.