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Cerveja é Coisa de Mulher, Sim: Sociabilidade, Consumo e Lazer em uma Comunidade no Instagram / Yes! Beer Is Girl Stuff!: Sociability, Consumption and Leisure in an Instagram Community
 
     Cerveja é Coisa de Mulher, Sim: Sociabilidade, Consumo e Lazer em uma Comunidade no Instagram / Yes! Beer Is Girl Stuff!: Sociability, Consumption and Leisure in an Instagram Community
     
     


Autor(es):
De Siqueira, Euler David
Cristovão de Melo, Thais


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 11, n. 2 (2019): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências sociais aplicadas; Turismo; Lazer. Leisure. Sociabilidade. Sociability. Cerveja. Beer. Instagram. Instagram. Comunidade Mulheres Cervejeiras. Community Mulheres Cervejeiras


Resumo: RESUMOAs redes sociais e as plataformas digitais de compartilhamento de vídeos e imagens intensificaram os efeitos na constituição de diferentes grupos sociais nas cidades. Criado no início de 2016, em Curitiba, o perfil no Instagram ‘Comunidade Mulheres Cervejeiras’ mobiliza e agencia representações sobre empoderamento da mulher, assim como a troca e o compartilhamento de saberes sobre o universo da bebida. O objetivo de nosso trabalho é investigar a produção de sentidos mantidos e negociados pelas integrantes do grupo de jovens mulheres que apreciam cervejas artesanais no Instagram. Teoricamente, lançamos mão de conceitos importantes, como midiatização, sociabilidade, consumo e lazer. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa orientada por uma abordagem hermenêutico-interpretativa. Também realizamos pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. Alguns dos resultados mostram que as esferas de trabalho e lazer não se opõem, complementam-se. Da mesma forma, empoderamento feminino e a luta contra o machismo não se excluem do universo do consumo e dos negócios.PALAVRAS-CHAVELazer. Sociabilidade. Cerveja. Instagram. Comunidade Mulheres Cervejeiras ABSTRACTSocial networks and digital platforms for sharing videos and images have intensified the effects on the constitution of different social groups in cities. Created in early 2016, in Curitiba, the profile in the Instagram 'Comunidade Mulheres Cervejeiras' mobilizes representations on women's empowerment, as well as the exchange and sharing of knowledge about the beverage universe. The objective of our work is to investigate the production of senses maintained and negotiated by members of the group of young women who enjoy artisan beers on Instagram. Theoretically, we use important concepts such as mediatization, sociability, consumption and leisure. Methodologically, this is a qualitative research guided by a hermeneutic-interpretative approach. We also carried out bibliographic research and semi-structured interviews. Some of the results show that the spheres of work and leisure are not opposed, but complement each other. In the same way, female empowerment and the fight against sexism are not excluded from the universe of consumption and business.KEYWORDSLeisure. Sociability. Beer. Instagram. Comunidade Mulheres Cervejeiras AUTORIAEuler David de Siqueira - Doutor. Professor na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, Brasil Currículo:  http://lattes.cnpq.br/3037414579654413. E-mail: euleroiler@gmail.comThais Cristovão de Melo -  Bacharel em Turismo. Pesquisadora no Laboratório de Antropologia do Turismo [LATUR], na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, Brasil Currículo:  http://lattes.cnpq.br/5806092485672392  E-mail: thaiscristovao@yahoo.com.br REFERENCIASAgier, M. (2011) Esquisses d’une anthropologie de la ville. Belgique: Academia Bruyllante.Barbosa, L. 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Campinas, SP: Autores Associados.Heilbrunn, B. (2005) La consommation et ses sociologies. Paris: Armand Colin.Instagram (2016). Você nunca sabe a força que tem, até que sua única alternativa é ser forte. LinkInstagram (2017). A humildade é a parte mais bela da sabedoria. LinkInstagram (2017). Nota de Repudio. LinkInstagram (2017). Eles não entendem... Cerveja de mulher é qual ela quiser. LinkInstagram (2017). Estamos há um ano dizendo isso! Sem preconceitos e combatendo qualquer tipo de intolerância. LinkInstagram (2017). Passamos 1 ano lutando pelo empoderamento das mulheres, apreciadoras ou profissionais. LinkInstagram (2017). Ser mulher e questionar os padrões da sociedade é um ato de coragem. LinkInstagram (2017). Igualdade de oportunidade entre mulheres e homens significa superação de barreiras em todos âmbitos da vida. LinkInstagram (2017). Um feliz dia das mães para todas as nossas mamães e futuras mamães! LinkKellner, D. (2001) A cultura das mídias. 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