Publicações de Turismo
Nova busca:        


Por um Pedagogo Brincante: Um Olhar sobre o Brincar no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais
 
     Por um Pedagogo Brincante: Um Olhar sobre o Brincar no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais
     For a Playing Pedagogue: A Look at Playing in the Mining General State University Pedagogy Course
     


Autor(es):
Alves, Daniel Cardoso


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 23 n. 3 (2020): setembro; 546-586

Palavras-chave:
Jogos e Brinquedos; Educação Infantil; Formação Curricular; Pedagogo


Resumo: Este artigo tem como objetivo geral investigar o que propõem os componentes curriculares integrantes do curso presencial de licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG-CBH) em relação ao aproveitamento das potencialidades de uma aprendizagem brincante aplicada à formação do futuro profissional do cenário da Educação Infantil (EI). Adota uma abordagem qualitativa e utiliza como procedimentos a pesquisa bibliográfica e documental. Ao todo, foi possível analisar nomenclaturas, ementas e bibliografias básicas de 89 (oitenta e nove) componentes curriculares que integram o referido curso. Dentre os achados, constatamos que o Brincar representa apenas 8% (oito por cento) da carga horária total do curso, nos levando a concluir que a formação curricular do pedagogo na FaE/UEMG-CBH carece de um viés brincante.