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As Práticas Corporais Indígenas no Ensino da Educação Física: Um Estudo de Revisão da Literatura Brasileira e Colombiana
 
     As Práticas Corporais Indígenas no Ensino da Educação Física: Um Estudo de Revisão da Literatura Brasileira e Colombiana
     Indigenous Body Practices in Physical Education Teaching: A Review of the Brazilian and Colombian Literature
     


Autor(es):
Buitrago, Edwin Alexander Canon
Fraga, Alex Branco


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 23 n. 3 (2020): setembro; 709-726

Palavras-chave:
Práticas Corporais Indígenas; Educação Física e Treinamento; Educação Indígena; Scoping Review


Resumo: O artigo é uma revisão da literatura sobre Práticas Corporais Indígenas (PCI) na Educação Física brasileira e colombiana. O objetivo foi identificar os principais autores, os tipos de texto e temáticas prevalentes nas produções referentes ao ensino destas práticas. Por meio do scoping review, separamos o material por área de conhecimento para, então, agrupar os textos da Educação Física conforme as seguintes temáticas: esportiva, corporal, escolar e formacional. Ao analisarmos os dois últimos concluímos que a literatura é escassa em ambos os países. Na Colômbia, identificamos que o termo PCI não é usado regularmente e que há baixa tradição em pesquisa. No Brasil, notamos maior concentração de trabalhos dedicados à intervenção na escola, regular ou indígena, do que à formação docente.