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Distanciamento Social e Tempo Livre: Paradoxos Vivenciados por Estudantes da Universidade Estadual de Minas Gerais no Âmbito do Lazer
 
     Distanciamento Social e Tempo Livre: Paradoxos Vivenciados por Estudantes da Universidade Estadual de Minas Gerais no Âmbito do Lazer
     Social Isolation and Spare Time: Paradoxes Experienced by Students at the Minas Gerais State University with Regard to Leisure
     


Autor(es):
Castilho, César Teixeira
Ribeiro, Sheylazarth Presciliana
Ungheri, Bruno Ocelli


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 23 n. 3 (2020): setembro; 93-125

Palavras-chave:
Pandemia Coronavírus; Discentes; Atividades de Lazer


Resumo: A partir da oficialização do decreto sobre a pandemia do novo Coronavírus divulgado pela OMS em março/2020, esta pesquisa vislumbrou analisar as primeiras consequências do distanciamento social no dia-a-dia de discentes da Universidade Estadual de Minas Gerias (UEMG), através de três grandes eixos: moradia; trabalho/renda e saúde/bem-estar. Para tanto, um questionário, tipo survey, foi elaborado com 42 questões. Percebeu-se uma precariedade crescente quanto à qualidade de vida e acesso aos aparatos eletrônicos, devido à crise socioeconômica engendrada pela pandemia, dos discentes e seus familiares. Foi perceptível uma nova conjuntura em termos espaciais e temporais na vida dos discentes, afetando o tempo de trabalho, o tempo livre e os lazeres. Conclui-se que, caso não haja uma ação efetiva do poder público, a desigualdade social do país tende a estender-se de súbito, com impactos agudos na dimensão do lazer.