Publicações de Turismo
Nova busca:        


Gestão Turística: Estrutura de Gestão dos Destinos Algarve-Portugal e Foz do Iguaçu-Brasil / Tourist Management: Destinations Management Structure in Algarve-Portugal and Foz do Iguaçu-Brazil
 
     Gestão Turística: Estrutura de Gestão dos Destinos Algarve-Portugal e Foz do Iguaçu-Brasil / Tourist Management: Destinations Management Structure in Algarve-Portugal and Foz do Iguaçu-Brazil
     
     


Autor(es):
Fontana, Rosislene de Fátima
Gadotti dos Anjos, Sara Joana
Lopes Guerrilha Santos Pinto, Patrícia Susana


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 10, n. 4 (2018): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo; Turismo Destino Turístico. Gestão de Destino. Foz do Iguaçu-PR, Brasil. Algarve, Portugal. Tourism. Destination Management. Tourism Destination. Foz do Iguaçu-PR, Brazil. Algarve, Portugal.


Resumo: ResumoA competitividade entre os destinos turísticos vem exigindo de seus gestores, cada vez mais, estratégias para se manterem no mercado. A gestão do destino deve ser compartilhada pelo setor público e privado, vislumbrando um melhor gerenciamento dos recursos da destinação. Diante desta constatação, o presente artigo tem por objetivo reconhecer a estrutura de gestão do turismo de dois destinos consolidados internacionalmente: o Algarve, situado ao sul de Portugal, um dos principais destinos turísticos do país europeu; e Foz do Iguaçu, no Brasil, localizado na tríplice fronteira com a Argentina e o Paraguai, terceiro destino turístico que mais recebe estrangeiros no País. Trata-se de pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa, envolvendo pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados demonstraram que em ambos os destinos, as organizações públicas e privadas se fazem presentes no processo de gestão, mesmo apresentando estruturas diferenciadas.Palavras-chaveTurismo Destino Turístico. Gestão de Destino. Foz do Iguaçu-PR, Brasil. Algarve, Portugal. ABSTRACTCompetitiveness among tourist destinations has increasingly required its managers to stay in the market. Thus, the management of the destination should be made up of people from both the public and private sectors, looking for a better management of the resources of the destination. The objective of this article is to recognize the tourism management structure of two internationally renowned destinations: the Algarve, situated in the south of Portugal, one of the main tourist destinations in this European country; and Foz do Iguaçu, Brazil, located on the triple border with Argentina and Paraguay, the third most visited tourist destination in the country. This is an exploratory descriptive research, with a qualitative approach, involving bibliographical and documentary research. The results indicate that in both destinations, public and private organizations are present in the management process, even though they have different structures.KEYWORDSTourism. Destination Management. Tourism Destination. Foz do Iguaçu-PR, Brazil. Algarve, Portugal. AUTORESRosislene de Fátima Fontana – Doutora. Docente Curso de Hotelaria - CCSA e Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR, Brasil.  Currículo: http://lattes.cnpq.br/0411099241790537 E-mail: rosislene.fontana@gmail.comSara Joana Gadotti dos Anjos – Doutora. Professora e pesquisadora da Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, SC, Brasil. Currículo:  http://lattes.cnpq.br/6577619488007785 E-mail: sara@univali.brPatrícia Susana Lopes Guerrilha Santos Pinto – Doutora. Professora na Universidade do Algarve, Faro, Algarve, Portugal. Currículo: https://www.cieo.pt/INV/130/cv130.pdf E-mail: pvalle@ualg.pt REFERENCIASAlmeida, C. R., Ferreira, A. M. & Costa, C. (2011) A importância da segunda habitação em destinos maduros: o caso do Algarve. In: Almonte, J. M. J (dir.). Recursos, potencialidades y modelos turísticos en el Baixo Alentejo, Algarve y província de Huelva, p. 395-413. Huelva: Universidad de Huelva.Anjos, F. A. & Ruiz, T. C. D. (2012) Planejamento e gestão no turismo: destino turístico de Foz do Iguaçu. Anais... VI Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. LinkATA - Associação Turismo do Algarve (2016). Algarve Promotion. LinkBaggio, R. (2014). Complex tourism systems: a visibility graph approach. Kybernetes,  43(3-4), 445-461. LinkBaños, P. J. & Jiménez, F. K. A. (2012) Propuesta de un modelo de competitividad de destinos turísticos. Estúdios y Perpectivas en Turismo, 21(4), 977-995. LinkBrasil - Ministério do Turismo (2014) Índice e competitividade do turismo nacional: destinos indutores do desenvolvimento turístico regional: Relatório Brasil 2014. Brasília, DF: Sebrae. LinkBatista, S.G. (2013) Determinantes de competitividade de destinos turísticos aplicados aos roteiros regionais: uma avaliação do roteiro Seridó-RN. Brasil. 2013. 116f. Dissertação Mestrado em Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. LinkBeaumont, N. & Dredge, D. (2010) Local tourism governance: a comparison of three network approaches. Journal of Sustainable Tourism, 18(1), 7-28. LinkBeritelli, P., Bieger, T. & Laesser, C. (2007) Destination governance: Using corporate governance theories as a foundation for effective destination management. Journal of Travel Research, 46(1), 96-107. LinkBhat, S. S. & Milne, S. (2008) Network effects on cooperation in destination website development. Tourism Management, 29(6),1131-1140. LinkBiesek, A. S. (2009) Imagem de um destino turístico: O caso de Foz do Iguaçu, Paraná. Anais... III Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. Foz do Iguaçu, Paraná. LinkBruyn, C. & Alonso, A. F. (2012) Tourism destination governance: guidelines for implementation. Knowledge in tourism: policy and governance applications. Bridging Tourism Theory and Pratice, 4, 221-242.Buhalis, D. (2000) Marketing the competitive destination of the future. Tourism Management,  21(1), 97-116. LinkCCDRAlgarve - Comissão de Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (2008) Agenda Regional do Mar do Algarve: contributos para o plano de acção para o Cluster Mar Algarve. LinkDencker, A. F. M. (1998) Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. São Paulo: Futura.Dwyer, l., Edwards, D., Mistilis, N., Roman, C. & Scott, N. (2009) Destination and enterprise management for a tourism future. Tourism Management, 30(1), 63-74. LinkDwyer, l. & Kim, C. (2003) Destination competitiveness: determinants and indicators. Current Issues in Tourism, 6(5), 369-414. LinkEndres, A. V. (2003) Redes políticas como novo instrumento de condução política do Estado: contextualização frente à complexidade social e possibilidades para o planejamento turístico. Turismo: Visão e Ação, 5(3), 217-238. LinkEstevão, C. & Nunes, S. (2015) Fatores de competitividade turística: a área regional de Turismo do Algarve. Pasos - Revista de Turismo y Património Cultural, 13(4), 897-912. LinkFlores, L. C. S & Mendes, J. C. (2014) Perspectivas do destino turístico: repensando o sentido do conceito. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 8(2), 222-237. LinkFranco, M. & Estevão, C. (2010) O papel das parcerias público-privadas de turismo no desenvolvimento regional: proposta de um modelo conceptual. Cadernos EBAPE.BR, 8(4), 600-612. LinkGraci, S. (2013) Collaboration and partnership development for sustainable tourism. Tourism Geographies, 15(1), 25-42. LinkGursoy, D., Saayman, M. & Sotiriadis, M. (2015) Collaboration in tourism business na destinations: a handbook. UK: Emerald.INE - Instituto Nacional de Estatística (2016) Destaque: informação à comunicação social – atividade turística. Portugal, abril.Jamal, T. & Getz, D. (1995) Collaboration theory and community tourism planning. Annals of Tourism Research, 22(1), 186-204. LinkJiménez, J. A. M., Jiménez J. M., Sevilla, C. S. & Rodríguez, M. C. (2009) La Fundación de Cuenca: un Nuevo modelo de gestión pública y privada. Passos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 7(2), 281-296. LinkKPMG Canada, WTO-World Tourism Organization & WTOBC-World Tourism Organization Business Council. (2003) Co-operation and partnerships in tourism: a global perspective. Canada Tourism. LinkLakatos, E. M. & Marconi, M. A. (2010) Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas.Manente, M. (2008) Destination management and economic background: defining and monitoring local tourist destinations. International Conference of Tourism. Malaga, October.LinkMartins, J. (2011) Urbanizando pelo lazer: o caso do Algarve. Fórum Sociológico II, 21. 65-73. LinkMota, K. C. N., Vianna, S. L. G. & Anjos, F. A. (2013) Competitividade das destinações turísticas: estudo de casos brasileiros. São Paulo: Atlas.Nascimento, W. C. (2010) As relações de poder no contexto político econômico de Foz do Iguaçu-PR. Dissertação.  232 f. Dissertação. Universidade Estadual de Maringá - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Maringá-PR. LinkOMT - Organização Mundial de Turismo (2003) Turismo internacional: uma pesquisa global. Porto Alegre: Bookman.Pinheiro, A. C. B. & Wada, E. (2012) Reflexões preliminares sobre os stakeholders e o destino turístico: estudo de caso da cidade de Cuiabá-MT. Anais... VII Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul. LinkPDITS-FI - Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (2009). Polo Turístico de Foz do Iguaçu. LinkPortal Brasil (2013) São Paulo e Rio lideram turismo no Brasil. LinkPortugal - Ministério da Economia e do Emprego (2013). Turismo de Portugal. Os resultados do turismo: 4º trimestre do ano de 2013. LinkPMFI - Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu (2014) Número total de visitantes – 2014. LinkPMFI - Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu (2013) Perfil do hóspede de Foz do Iguaçu – Julho de 2013. LinkRuhanen, L., Scott, N., Ritchie, B. & Tkaczynski, A. (2010) Governance: a review and synthesis of the literature. Tourism Review,  65(4), 4-16. LinkSafitc, D., Tezak, A. & Luk, N. (2011) Stakeholder approach in tourism management: implication in Croatian tourism. 30th International Conference on Organizational Science Development – Future Organization, Portoroz, Slovenia. LinkSemone, P., Laws, E., Ruhanen, L., Wang, Z. & Scott, N. (2011) Governance approaches in new tourist destination countries: introducing tourism Law in Cambodia, Laos and Vietnam. In: Laws, E., Agrusa, J. & Richins, H. (Eds.). Tourist destination governance: practice, theory and issues. p. 25-38. UK: MPG Books Group.Triviños, A. N. S. (1987) Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.Turismo de Portugal (2014) Plano de Marketing Estratégico para o Turismo do Algarve 2015-2018. Regional de Turismo do Algarve. LinkTurismo de Portugal (2017) Manual da Qualidade 4. Regional de Turismo do Algarve. LinkValls, J. (2006) Gestão integral de destinos turísticos sustentáveis. Rio de Janeiro: FGV.Vianna, S. L. G. (2011) A competitividade e a qualidade de vida na destinação turística: análise quanto à sua correspondência. 2011. 336f. Tese. Doutorado em Administração e Turismo, Programa de Pós-Graduação em Administração e Turismo, Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, SC. LinkVieira, I. K. R., Knupp, M. E. C. G. & Costa, M. R. (2014) Gestão integrada e descentralizada: desenvolvimento social e turístico no Destino Iguassu. Anais... VIII Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. LinkVignati, F. (2008) Gestão de destinos turísticos: como atrair pessoas para polos, cidades e países. Rio de Janeiro: Senac. Processo EditorialRecebido 2 JAN 2018. Avaliado: ABR. Aceito: 22 MAI 2018