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Aplicativos Móveis e Turismo: Um Estudo Quantitativo Aplicando a Teoria do Comportamento Planejado / Mobile Applications and Tourism: A Quantitative Study Applyng the Theory of Planned Behavior
 
     Aplicativos Móveis e Turismo: Um Estudo Quantitativo Aplicando a Teoria do Comportamento Planejado / Mobile Applications and Tourism: A Quantitative Study Applyng the Theory of Planned Behavior
     
     


Autor(es):
Mendes Filho, Luiz
Batista, Jasna de Oliveira
Cacho, Andréa do Nascimento Barbosa
Soares, André Luiz Vieira


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 9, n. 2 (2017): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo; Turismo. Aplicativos Móveis. Teoria do Comportamento Planejado. Smartphone.


Resumo: RESUMOO avanço da tecnologia móvel tem transformado a experiência dos turistas, em suas viagens. A utilização de aplicativos [apps] para dispositivos móveis tornaram-se um item de auxílio para os consumidores turísticos e para os empreendimentos no setor. Os aplicativos proporcionam aos usuários um acesso à informação ágil e em tempo real, facilitando a busca por informações sobre um destino. O uso de aplicativos cresce significativamente no turismo, sendo incorporado no setor por diversos nichos do mercado. O objetivo deste estudo foi o de analisar a intenção de uso de aplicativos móveis no turismo, a partir da Teoria do Comportamento Planejado [TCP]. Para isso, criou-se um instrumento de pesquisa formado por perguntas estruturadas e fechadas, tendo sua aplicação realizada de forma aleatória e como perspectiva a utilização de aplicativos de turismo em smartphone durante uma viagem. A abordagem analítica utilizada foi quantitativa, através de um levantamento de dados do tipo Survey. A amostra reuniu 60 respondentes, por meio da Modelagem de Equações Estruturais, utilizando a técnica do Partial Least Squares (PLS). Dentre os resultados, o uso da TCP e seu modelo estrutural, mostrou que as variáveis atitude e normas subjetivas influenciam positivamente o grupo para a utilização de apps de turismo ao viajar, onde compartilham conteúdos como vídeos, fotos, relatos e etc. A contribuição do estudo foi utilizar a TCP para analisar o uso de aplicativos de turismo durante as viagens.PALAVRAS-CHAVESTurismo. Aplicativos Móveis. Teoria do Comportamento Planejado. Smartphone.ABSTRACTThe advancement of mobile technology has transformed the tourists' experience in their travels. The use of applications [apps] for mobile devices has become an aid item for tourist consumers and firms in the sector. The apps can give users access to quick information in real-time, making it easier the destination information search. The use of apps grows significantly in tourism, being incorporated by different market niches. The aim of this study was to analyze the intended use of mobile applications in tourism applying the Theory of Planned Behavior [TPB]. For this study, it was created a research instrument consisting of structured and closed questions. A survey was performed randomly, and the sample consisted of 60 respondents. It was used the perspective of mobile apps on smartphone while tourists were traveling. The analytical approach used was quantitative, and the Structural Equation Modeling was used by performing the Partial Least Squares [PLS] technique. Among the results, the use of TPB and its structural model showed that the attitude and subjective norms variables positively influence the respondents to use tourism apps when traveling, where they share content such as videos, photos, reports, etc. The contribution of this study was to apply TPB to analyze the use of mobile apps during tourists’ trip. KEYWORDSTourism. Mobile Applications. Theory of Planned Behavior. Smartphone.AUTORESLuiz Mendes Filho – Doutor. Professor do Programa em Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7785924812425468, E-mail: luiz.mendesfilho@gmail.comJasna de Oliveira Batista - Bacharel em Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Curriculo: http://lattes.cnpq.br/4008779066196421, E-mail: jasna_batista@hotmail.comAndréa do Nascimento Barbosa Cacho - Doutoranda em Turismo, Programa em Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0172278382704946. E-mail: deiacacho@googlemail.comAndré Luiz Vieira Soares - Mestrando em Turismo, Programa em Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7396413848005787. E-mail: andreluizvieirasoares@hotmail.com REFERÊNCIASAllerstorfer, P. (2013) A survey of augmented reality technology applied in mobile tourism. In: International Student Conference In Tourism Research, Salzburg. Proceedings… Salzburg: Books on Demand, pp. 90-100.Amadeus. (2014) The always-connected traveller: how mobile will transform the future of air travel.Andrade, R.M.C.; Maia, M.E.F. & Maia, P.H. 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