Publicações de Turismo
Nova busca:        


O Sentimento de Autorrealização e de Autoeficácia de Idosos no Aprendizado da Língua Italiana: Quadro Teórico
 
     O Sentimento de Autorrealização e de Autoeficácia de Idosos no Aprendizado da Língua Italiana: Quadro Teórico
     Self-actualization and Self-efficacy in the Elderly in a Ludic Italian Language Learning Program: A Theoretical Framework
     


Autor(es):
Silva, Nilce da
Carbonneau, Hélène


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 24 n. 1 (2021): março; 78-105

Palavras-chave:
Lazer Sério; Ludicidade; Envelhecimento Ativo; Participação Social; Autorrealização; Autoeficácia


Resumo: Este artigo apresenta o quadro teórico desenvolvido no âmbito do estudo “O Sentimento de Autorrealização e de Autoeficácia de Idosos em um Programa de Aprendizado Lúdico da Língua Italiana”. Explicamos os fundamentos teóricos para a metodologia de ensino lúdica usada no programa de aprendizagem de língua italiana Pian, piano si va lontano. Com base no conceito de ludicidade, essa atividade de lazer sério é uma forma de participação social que promove a autorrealização e, portanto, os sentimentos de autoeficácia em alunos idosos. Concluímos sugerindo alguns caminhos de pesquisa que possam obter uma compreensão mais profunda dos efeitos protetores do bilinguismo sobre o funcionamento cognitivo em idosos e o papel de uma metodologia de ensino lúdica para aumentar esses efeitos protetores de uma perspectiva gerontagógica.