Publicações de Turismo
Nova busca:        


A Composição do Tempo Social de Mulheres Professoras Durante a Pandemia
 
     A Composição do Tempo Social de Mulheres Professoras Durante a Pandemia
     The Composition of the Social Time of Teaching Women During the Pandemic
     


Autor(es):
Pessoa, Amanda Raquel Rodrigues
Moura, Marla Maria Moraes
Farias, Isabel Maria Sabino de


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 24 n. 1 (2021): março; 161-194

Palavras-chave:
Mulher Professora; Atividades de Lazer; COVID-19


Resumo: Esta pesquisa analisa a composição do tempo social de mulheres professoras no período de isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19, especificamente a relação do ensino remoto com aspectos do cuidado de si, das obrigações domésticas e familiares, do trabalho e do lazer. Pautada numa abordagem com enfoque qualitativo e quantitativo, 44 mulheres responderam a um questionário misto sendo a análise pautada na análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados revelaram que o ensino remoto comprometeu o tempo social em virtude da ampliação, intensidade, e das condições de trabalho. Os afazeres domésticos e familiares ainda permaneceram sob responsabilidade das mulheres comprometendo o lazer. Conclui-se que o tempo social no contexto pandêmico intensificou a sensação de sobrecarga e evidenciou a divisão desigual dos papeis sociais.