Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 24 n. 1 (2021): março; 447-476
Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Deficiência Intelectual; Mobilidade Urbana
Resumo: Este artigo visa identificar as barreiras e os facilitadores para que as pessoas com deficiência intelectual possam andar sozinhas no tempo/espaço de lazer nas cidades, especificamente, em Curitiba. Participaram do estudo 37 pessoas, sendo 14 integrantes do Grupo Amigos do Handebol; 13 sujeitos responsáveis por esses jovens; 6 gestores da prefeitura de Curitiba e 4 representantes da equipe pedagógicas de escolas especializadas frequentadas pelos integrantes do grupo. Foi observado que os integrantes do grupo Amigos do Handebol que participaram efetivamente dos encontros propostos aprenderam a se locomover ampliando o aprendizado com ênfase ao estímulo para o desenvolvimento da autonomia. Essa autonomia deve ser incentivada e pode gerar oportunidades, principalmente no âmbito do lazer.