Publicações de Turismo
Nova busca:        


Uma História dos Divertimentos do Sul Mineiro: Itajubá, Pouso Alegre e Campanha entre o Final do Século XIX e as Primeiras Décadas do Século XX (1891-1930)
 
     Uma História dos Divertimentos do Sul Mineiro: Itajubá, Pouso Alegre e Campanha entre o Final do Século XIX e as Primeiras Décadas do Século XX (1891-1930)
     A Story of the Amusements Of the South of Minas Gerais (1891-1930): Itajubá, Pouso Alegre and Campanha between the Late Nineteenth Century and the Earle Decades of the Twentieth Century
     


Autor(es):
Nogueira junior, João Martins


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 24 n. 2 (2021): junho; 281-320

Palavras-chave:
História; Imprensa; Divertimentos


Resumo: O objetivo geral desse estudo de Mestrado foi realizar uma pesquisa histórica sobre os principais divertimentos ocorridos no sul de Minas Gerais, entre as décadas finais do século XIX e as décadas iniciais do século XX, analisando as representações de tais diversões através dos periódicos das cidades de Campanha, Pouso Alegre e Itajubá. A metodologia aplicada foi a análise documental dos periódicos. Optou-se por realizar um “Estudo da Diversão”, os quais consideram recortes temporais anteriores à modernidade e também no âmbito desta, uma vez que não se substituiu de imediato um antigo formato de diversão por outros que surgiam. Foram encontradas referências sobre os festejos religiosos, a passagem do circo e companhias teatrais com suas apresentações de comédias e dramas, as festas nos dias de folia (carnaval e entrudo) e a inauguração da ferrovia na região. A imprensa deu destaque a esses momentos inspirada nos ideais de progresso e civilidade e os dados obtidos junto aos periódicos estavam impregnados de sentidos e significados próprios daqueles que escreviam em suas páginas, onde os divertimentos divulgados eram estratégias de controle, mas também permeados por contradições onde o antigo e o novo se influenciavam e fizeram parte do olhar para o futuro, mas com foco nas tradições e valores que persistiam em continuar também na vida divertida de quem habitava a região.