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O Duplo Aspecto Educativo dos Jogos Digitais como Vivência de Lazer de Crianças e Jovens
 
     O Duplo Aspecto Educativo dos Jogos Digitais como Vivência de Lazer de Crianças e Jovens
     The Double Educational Aspect of Digital Games as a Leisure Experience for Children and Young People
     


Autor(es):
Monteiro, Vinicius Augusto do Nascimento
Santos, Silvan Menezes dos


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 24 n. 2 (2021): junho; 545-578

Palavras-chave:
Jogos Digitais; Cultura Digital; Tecnologias


Resumo: Os jogos digitais incorporaram-se nas vivências de lazer de crianças e jovens. São importantes mediadores da cultura contemporânea e apresentam indícios de potencial educativo nas experiências lúdicas que produzem. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi compreender por quais vias ocorre a educação para os games e identificar expressões de aprendizagem por meio da vivência dos jogos digitais. Aplicamos um questionário com 21 alunos e 14 alunas de 6° ano do ensino fundamental, com faixa etária entre 10 e 14 anos. Identificamos a mediação familiar e domiciliar no princípio da educação para os jogos digitais, bem como a presença dos círculos de amizades e das tecnologias nesse processo. Neste ponto chamamos atenção para a ausência da escola, da Educação Física e, principalmente, do Estado como instituições e ambiências mediadoras da formação cultural infanto-juvenil para, com e sobre o universo lúdico digital.