Publicações de Turismo
Nova busca:        


O Consumo de Vinho em Tempos de Isolamento Social: Uma Discussão à Luz dos Estudos do Lazer
 
     O Consumo de Vinho em Tempos de Isolamento Social: Uma Discussão à Luz dos Estudos do Lazer
     Wine Consumption in Times of Social Isolation: A Discussion in the Field of Leisure Studies
     


Autor(es):
Silva, Tamiris Martins da
Stoppa, Edmur Antonio


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 24 n. 2 (2021): junho; 707-725

Palavras-chave:
Isolamento Social; Consumo de Vinho; Fuga da Realidade; Prazer; Status


Resumo: A relação entre o lazer e consumo bebidas alcoólica é algo tão comum e inerente ao ser humano que praticamente não existe estudos que discutam o tema com profundidade. Geralmente, a relação está atrelada ao convívio e sociabilidade em momentos de festas, comemorações, encontros diversos sejam para celebrar alguma ocasião feliz ou mesmo triste, rituais religiosos ou fortalecer relacionamentos sociais. Contudo, é ainda mais difícil encontrar estudos que teorizem o aumento expressivo do consumo de bebidas alcoólicas relacionados ao lazer, em períodos de isolamento social provocado por pandemias, como o caso da que ocorre em 2020 em todo o mundo, provocada pelo novo Coronavírus. Dessa forma, o objetivo deste artigo é discutir os dados estatísticos apresentados por alguns estudos no primeiro semestre de 2020 que evidenciaram o aumento do consumo de vinho no Brasil à luz dos estudos do lazer sobre a fuga da realidade, fonte de prazer e status. A escolha do vinho entre tantas outras bebidas alcoólicas se deu pelo seguinte motivo: enquanto o consumo de cerveja, que ocorre principalmente entre amigos, apresentou uma queda no primeiro trimestre de 2020, no mesmo período, o consumo de vinho aumentou significativamente, com compras em compras através de e-commerce e lojas físicas, como supermercados e atacadistas.