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A Comunicação Digital e o Turismo: Análise dos Websites de Turismo do Município de Machadinho-RS [Brasil] / Digital Communication and Tourism: Analysis of Tourism Websites in the Municipality of Machadinho-RS [Brazil]
 
     A Comunicação Digital e o Turismo: Análise dos Websites de Turismo do Município de Machadinho-RS [Brasil] / Digital Communication and Tourism: Analysis of Tourism Websites in the Municipality of Machadinho-RS [Brazil]
     
     


Autor(es):
Gonçalves Vianna, Silvio Luiz
Lacerda, Luana Teixeira de


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 12, n. 4 (2020): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo; Turismo; Tourism; Comunicação; Communication; Website; Machadinho-RS; Brasil; Brazil.


Resumo: RESUMO O grande número de informações, disponíveis na Internet, elevou o nível de exigência dos visitantes, fazendo com que a gestão turística seja obrigada a desenvolver novas estratégias comunicacionais para atrair turistas. Uma delas envolve a construção de websites voltados a divulgação de seus atrativos, com o intuito de despertar o interesse e fortalecer o relacionamento com seu público-alvo. Em razão deste contexto, o presente estudo buscou analisar os websites turísticos do município de Machadinho-RS [Brasil], observando as informações disponibilizadas aos turistas, visando constatar sua eficiência. Para alcançar este objetivo foi realizada uma pesquisa exploratória de caráter descritivo, com abordagem qualitativa, utilizando, para a coleta de dados, o instrumento de pesquisa adaptado de Tomikawa (2009). Dentre os resultados obtidos a partir da análise ficaram evidenciadas falhas estruturais e a falta de informações que possam apresentar ao visitante uma visão completa das possibilidades a serem encontradas na destinação, transmitindo segurança e despertando interesse para a visitação.PALAVRAS CHAVETurismo; Comunicação; Website; Machadinho-RS, Brasil. ABSTRACT The large amount of information available on the Internet has increased demand from visitors, causing tourism management to develop new communication strategies to attract tourists. One involves sites to publicize attractions, arouse interest and strengthen the relationship with your target audience. In this context, the present study analyzes the tourist sites in the municipality of Machadinho-RS [Brazil], looking at the information available to tourists, to verify their efficiency. To achieve this objective, an exploratory research of a descriptive character was carried out, with a qualitative approach, using, for data collection, a research instrument adapted from Tomikawa (2009). Among the results of the analysis, structural flaws and the lack of information that could give the visitor a complete view of the possibilities of being found at the destination were evidenced, transmitting security and arousing interest in the visitation.KEYWORDSTourism; Communication; Website; Machadinho-RS [Brazil]. AUTORIASilvio Luiz Gonçalves Vianna – Doutor. Professor no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8588-3823 E-mail: slgvianna@ucs.brLuana Teixeira de Lacerda - Mestra. Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. Currículo:  http://lattes.cnpq.br/6552493247889727 E-mail: luteixeiralacerda@gmail.com REFERÊNCIASAnjos, S. J. G., Zucco, F. D., Mota, K. C. N., & Fontana, R. D. F. (2016). Comunicação nos destinos turísticos e a expectativa dos turistas. Turismo Visão e Ação, 18(2), 405-418. LinkAzevedo, D. J. C. S. (2009). Proposta de um modelo de avaliação de websites de turismo de habitação. Dissertação, Mestrado Engenharia Informática, Instituto Politécnico do Porto. Porto, Portugal. LinkBiz, A. A. & Ceretta, F. (2008). Modelo de gerenciamento do fluxo de informação dos portais turísticos governamentais uma abordagem teórica. Turismo Visão e Ação, 10(3), 399-414. LinkBrochand, B et al. (1999). Le Publicitor, Lisboa: D. Quixote.Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (2017). PAC 2014: receita das vendas pela Internet cresceu 290,4% desde 2007. LinkBrasil, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (2017). Cidades. LinkBuhalis, D. & Law, R. (2008). 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