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Regionalismo e Turismo: O Caso da Região Francesa da Borgonha
 
     Regionalismo e Turismo: O Caso da Região Francesa da Borgonha
     
     


Autor(es):
Valduga, Vander


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 4, n. 1 (2012): Revista Rosa dos Ventos

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo


Resumo: O presente trabalho é resultado de uma imersão de estudos na região da Borgonha, na França, oportunizada por um estágio doutoral na Chaire UNESCO Culture et Traditions Du Vin, vinculada à Universidade da Borgonha. O Estágio foi realizado entre dezembro de 2009 e março de 2010 e o trabalho teve como propósito ampliar a compreensão do contexto regional, identitário e turístico da Borgonha. Essa região em na vitivinicultura milenar e nos produtos locais o alicerce patrimonial para difusão da prática turística. A formação regionalista da Borgonha se deu no seio da formação regionalista da França, que teve início no final do século XIX e foi fortalecida no período entre as duas Guerras Mundiais. A compreensão e análise do processo histórico de formação apontaram que o movimento regionalista foi estrategicamente articulado visando à manutenção dos agricultores no campo, evitando sua migração em massa às cidades e fomentando a produção local de produtos que se tornariam típicos, elitistas, e mais tarde, reconhecidos globalmente.