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Satisfação dos consumidores que frequentam bares
 
     Satisfação dos consumidores que frequentam bares
     
     


Autor(es):
Miranda Júnior, Laerte Jorge de
Araújo, Geraldino Carneiro de


Periódico: Revista Hospitalidade

Fonte: Revista Hospitalidade; Volume VIII, número 2 - Dezembro 2011; 121-146

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas; Administração; Satisfação dos consumidores; Bares; Atributos.


Resumo: O objetivo deste trabalho é identificar os atributos que satisfazem os consumidores que frequentam os bares de Paranaíba-MS. Para tanto foi desenvolvido um referencial teórico sobre satisfação dos consumidores e as características dos bares. A pesquisa realizada se assinala como descritiva e como pesquisa de campo, que foi alcançada em dois momentos: 1) qualitativa, com os proprietários dos bares, para descrever as características do estabelecimento e classificá-lo; 2) quantitativa, com 200 consumidores, para identificar o perfil dos respondentes, os hábitos e frequência de consumo, e a satisfação dos consumidores em relação aos atributos dos bares. Como uma forma de categorizar os resultados, foi criada uma escala de satisfação (não satisfeito, pouco satisfeito, quase satisfeito e satisfeito). Os resultados apontam que os consumidores estão pouco satisfeitos em relação a 16 atributos (relacionados principalmente a tangibilidade e aspectos físicos), e quase satisfeitos a 10 atributos (especialmente aqueles que se referem ao food). O trabalho contribui teoricamente no sentido de corroborar os parâmetros de classificação de bares e de satisfação dos consumidores.