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Percepção dos Colaboradores Internos da Prestação de Serviços em Restaurantes Institucionais
 
     Percepção dos Colaboradores Internos da Prestação de Serviços em Restaurantes Institucionais
     
     


Autor(es):
Faião, Ana Maria Prado
Maranhão, Ricardo
Torres, Ricardo de Gil
Bueno, Marielys Siqueira


Periódico: Revista Hospitalidade

Fonte: Revista Hospitalidade; Volume X, Número 2, Dezembro 2013

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas; Turismo;; Hospitalidade. Qualidade. Restaurantes Institucionais. São Paulo.


Resumo: A pesquisa foi elaborada por meio de entrevistas com usuários de restaurantes operando dentro de empresas com o objetivo de identificar os fatores que, no entender desses usuários, justificam o uso, dos restaurantes. A coleta de dados ocorreu com a aplicação de questionário, com perguntas abertas, aos colaboradores de empresas atendidas por esses restaurantes, localizados na cidade de São Paulo. Foram utilizadas duas metodologias que se fundamentam na Teoria das Representações Sociais de Moscovici: o estudo de Evocações e a análise do Discurso do Sujeito Coletivo. O questionário foi dividido em duas partes: fatores de atração de restaurantes em geral e fatores de atração de restaurantes no local de trabalho. A análise dos resultados, com ambas as metodologias, evidencia que os fatores de atração em restaurantes são qualidade da comida, atendimento e limpeza. Em restaurantes institucionais a importância do “ambiente”, que poderia ser associada com hospitalidade do local, é enfatizada. Esses fatores se alinham com as dimensões de análise de qualidade de serviços da metodologia SERVQUAL.