Publicações de Turismo
Nova busca:        


ENGAJAMENTO, PLANEJAMENTO E EXPERIÊNCIAS DE VIAGEM COMPARTILHADOS NAS REDES SOCIAIS
 
     ENGAJAMENTO, PLANEJAMENTO E EXPERIÊNCIAS DE VIAGEM COMPARTILHADOS NAS REDES SOCIAIS
     
     


Autor(es):
ZUCCO, Fabricia Duriuex
BAHR, Giselle
LIMBERGER, Pablo Flôres


Periódico: Revista Hospitalidade

Fonte: Revista Hospitalidade; v. 14, n. 1 (2017): Revista Hospitalidade; 01-19

Palavras-chave:
turismo; engajamento, mídias sociais


Resumo: As redes sociais são, na atualidade, uma das principais ferramentas de promoção do turismo no Brasil. A proposta desse artigo é analisar o engajamento, o planejamento e as experiências de viagens, compartilhados nas redes sociais virtuais.  Realizou-se uma pesquisa quantitativa que utiliza, como procedimentos técnicos, a revisão bibliográfica, a pesquisa de survey com a escala Likert de sete pontos. Inicialmente, para o compartilhamento de experiências de viagens online, as dimensões compreendidas foram formadas de acordo com a teoria de Jacobsen e Munar (2014) e, para o planejamento de viagens, com as de Parra-López et al (2011).  Com a finalidade de obter maior compreensão do modelo, foi realizada uma análise de modelagem equacional e uma análise fatorial. A coleta de dados, desse objeto de pesquisa, realizou-se no ambiente online, por meio de um questionário de preenchimento automático. Esse trabalho contribui para a avaliação das características de engajamento, de planejamento e das experiências de viagens compartilhados nas redes sociais virtuais e revela que os fatores: utilitário, planejamento e social têm forte relação com o compartilhamento, no qual o fator “utilitário” é o preponderante.